Unijuí assina novo convênio de Cooperação com UPN da Colômbia - Unijuí

Unijuí assina novo convênio de Cooperação com UPN da Colômbia

Professores da Unijuí, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e em cursos de graduação, acompanhados de estudantes dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEC e do curso de Pedagogia participaram, em Bogotá (Colômbia), neste mês,  do VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciências, promovido pela Universidad Pedagógca Nacional, Universidad Distrital Franscisco José de Caldas e Universidad de La Salle, tendo a Unijuí como uma das instituições copromotoras do evento.

O grupo que participou do evento foi integrado por 14 professores da Unijuí, incluindo 05 docentes, 03 doutorandos e uma egressa do PPGEC.

Um total de 30 trabalhos foram apresentados no evento, nas modalidades comunicação oral e/ou pôster.

Para além das comunicações e pôsteres, houve a participação da Reitora e Profª Cátia Maria Nehring na mesa de abertura do evento.

As professoras Lenir Basso Zanon, Marli Dallagnol Frison e Eva Teresinha de Oliveira Boff, juntamente com professoras da UESC e UPN atuaram, na condição de proponentes, do Simpósio “A formação de professores de ciências na interface universidade-escola: abordagens inter-relacionais”.

As professoras Lenir Basso Zanon e Eva Teresinha de Oliveira Boff participaram como proponentes, no encontro que discutiu a “Construcción de Redes y comunidades de Investigación en Educación en Ciencias”.

Para além do Congresso, outras atividades acadêmicas de intercâmbio foram realizadas e que envolveram professores da Unijuí e da UPN, dentre elas:

a) Reunião entre Reitora da Unijuí, Profª Cátia Maria Nehring e um grupo de professores da Unijuí e Reitor da Universidade Pedagógica Nacional, Profº Leonardo Fábio Martinéz Pérez e Diretores das Faculdades de Ciência e Tecnologia e de Humanidades para analisar o relatório das ações acadêmicas de intercâmbio desenvolvidas, por meio do convênio de Cooperação entre as duas universidades, no período 2015/2018, bem como, discutir e traçar metas e ações para os próximos anos;

b) assinatura de um novo convênio entre a UNIJUÍ e a UPN para o período 2018/2022, o qual está sob coordenação da Profª Marli Dallagnol Frison, por parte da Unijuí e do Prof. Alexander Cely, por parte da UPN;

c) Encontro entre professores de Matemática da Unijuí e da UPN com vista ao estabelecimento de parcerias.

Com a assinatura do novo convênio de Cooperação, o propósito é o de intensificar as parcerias entre docentes/pesquisadores, criando-se as condições para a proposição e execução de projetos de pesquisa e favorecendo a mobilidade de professores e estudantes, de ambas as universidades