Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências realiza Aula Inaugural e Seminário Temático - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou nos dias 18 e 19 de março de 2019, no Campus Ijuí, por ocasião da aula inaugural de 2019, o Seminário Temático intitulado “Educação como Violência Simbólica” com o professor Dr. Pablo Daniel Vain.

O prof. Pablo tem graduação em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Buenos Aires. É pós-graduado em Antropologia Social pela Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones de Posadas. Possui mestrado em Educação junto à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Nossa Senhora de Assunção, do Paraguai. É doutor em Pesquisa Educacional e Inovação junto à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Málaga, Espanha. Atua como professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Missiones e do Instituto de Estudos Sociais e Humanos (CONICET-UNAM), na Argentina. O professor tem experiência em pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, Educação e Sociedade, Formação Docente, Avaliação Institucional e Educação Inclusiva. Atualmente é diretor do Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UNAM, Argentina.

O Seminário Temático se constituiu em um espaço de discussões, reflexões e compreensões sobre avaliação e relações de poder na educação, tendo como foco a educação como violência simbólica. O palestrante ampliou compreensões teóricas sobre arbitrário cultural da violência simbólica como elementos constitutivos da dominação simbólica de classes sociais e de gênero. Os participantes foram instigados a identificar, desconstruir e analisar situações de violência simbólica na vida cotidiana com especial atenção as que ocorrem no campo educativo. O papel das práticas educativas foi problematizado a fim de contribuir na resistência à dominação simbólica.

Participaram do evento mestrandos, doutorandos, egressos, professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.