Professor do PPGEC da Unijuí realiza conferência para alunos de EJA - Unijuí

Professor do PPGEC da Unijuí realiza conferência para alunos de EJA

Na noite de quinta-feira, 11 de julho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC), Walter Frantz, foi conferencista do IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC (CEJA). O professor abordou o tema “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola”.

O IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, reuniu alunos dos municípios de Itapiranga, Santa Helena, Tunápolis, Iporá do Oeste e São João, da região oeste catarinense. O propósito principal do evento foi expor para a comunidade regional os conhecimentos que os alunos construíram por meio do seu percurso formativo fora da escola e a relação com os saberes escolares.  Esta modalidade de ensino é constituída por pessoas que, por razões diversas, “quebraram” e/ou tiveram quebrado seu percurso formativo, e retornam aos bancos escolares a fim de atenderem seus interesses de vida e do mundo do trabalho.

O projeto “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola” teve início em fevereiro de 2019, quando os professores, que atuam no Centro de Educação de Jovens e de Adultos, no I semestre letivo de 2019, começaram a fazer um levantamento das múltiplas qualificações e conhecimentos que os alunos possuem a partir do seu percurso formativo fora do formato da escola. Após o diagnóstico, estas habilidades foram expostas aos colegas para, em seguida, serem aproveitadas nos componentes curriculares semestrais.

O cruzamento dos conhecimentos socialmente construídos realizou-se de forma interdisciplinar pelos professores. No IV Encontro Anual dos alunos do CEJA houve a exposição dos principais trabalhos em forma de documentário. Para o desfecho do projeto realizou-se a conferência, ministrada pelo professor Walter Frantz, que esteve ainda reunido com os professores Roque Strieder, da Unoesc, professora Anastácia Strieder e professor Paulino Eidt, diretor do CEJA, para um reencontro e diálogos sobre pesquisa na área do cooperativismo e da educação.

Encontros e reencontros acadêmicos – entre CEJA e PPGEC.

Na segunda-feira, dia 08 de julho, o professor doutor Paulino Eidt, Diretor do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC, esteve no Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC) para palestrar e dialogar com o grupo de doutorandos da Unibalsas (Maranhã). O professor Paulino realizou seu Mestrado na Unijuí e defendeu sua Dissertação “Porto Novo: da Escola Paroquial ao Projeto de Nucleação – Uma Identidade em Crise”, em 1998, sob a orientação da Profª. Drª. Helena Copetti Callai. Em 2006 defendeu sua tese de doutorado, na PUC/SP, sob o título “Projeto Porto Novo: fé, altruísmo e contradições dos alemães do Oeste de Santa Catarina”, de cuja banca de defesa participou o Prof. Walter Frantz, do PPGEC. A partir da tese, posteriormente, publicou o livro “Os sinos se dobram por Alfredo”, pela ARGOS. Em sua palestra aos doutorandos da Unibalsas, falou de suas experiências de pesquisa e escrita, na condição de pós-graduando e de professor, tendo como foco, especialmente, o livro publicado.