Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza palestras em eventos pelo Brasil - Unijuí

Neste primeiro semestre de 2019, a professora do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí (DHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências(PPGEC), Helena Copetti Callai, participou de eventos em diferentes regiões do Brasil acerca do ensino de Geografia. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada em Teresina, a professora abordou a temática “Ensino e pesquisa na formação de professores de Geografia”. Além disso, participou do trabalho de campo no Delta do Parnaíba e do Parque Nacional de 07 Cidades, do qual participaram também docentes pesquisadores de áreas como Antropologia, Arqueologia, História, Geologia, Geomorfologia e Geografia. O evento também contou com a participação de Sigfran da Silva Santana, orientando da professora Helena Callai, que cursa o mestrado no Minter/PPGEC/Unijuí-UniBalsas e trabalha como temática de sua dissertação “Google Earth como ferramenta didático pedagógica nas aulas de cartografia do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Raimundo Das Mangabeiras”, onde é professor.

Já em Campinas, São Paulo, participou do XIV ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia: políticas, linguagens e trajetórias do ensino de Geografia. O evento reuniu pesquisadores do ensino de Geografia de todos os estados brasileiros, com apresentação de mais de 700 trabalhos na área. A professora Helena participou da mesa de abertura denominada “Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil”. No evento, ao serem apresentadas as histórias das pesquisas e dos pesquisadores da área, foi referida a professora Carina Copatti, recém doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, como uma das mais jovens autoras de produções significativas e marcantes sobre a Geografia escolar brasileira. O destaque indicou três pesquisadores que em seus doutorados apresentaram produções marcantes para o ensino da Geografia, sendo um da USP (SP), outro da UFG (GO) e uma da Unijuí. Essa referência coloca a Unijuí no cenário de ponta da produção científica acerca da educação geográfica brasileira. Carina é atualmente professora da Educação Básica, atuando em escolas da zona rural e urbana em Charrua/RS. Sua tese abordou o tema “Pensamento Geográfico e Autonomia Docente na Relação com o Livro Didático: Percursos para a Educação Geográfica”,orientada pela professora Helena Copetti Callai, e defendida em abril de 2019.