Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências participa de Aula Inaugural na URI - Campus Frederico Westphalen - Unijuí

Na noite do dia 19 de agosto de 2019, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências marcou presença na Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Estiveram presentes estudantes do mestrado, doutorado e pós-doutorado, acompanhados das professoras Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo.

O evento realizado em parceria entre o PPGEC da Unijuí, PPGEDU da URI e PPGEdu da UPF teve como palestrante o Professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES.

O Dr. Ângelo em sua fala intitulada “Pós-graduação em Educação no Brasil: cenários, desafios e perspectivas” trouxe um panorama sobre a pós-graduação no país, destacando sobre a importância de priorizar o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, enumerou os desafios para os programas de pós-graduação, os quais são sintetizados em: qualidade, futuro, inovação, internacionalização e impactos acadêmicos e sociais.

Além disso, o professor discorreu sobre os novos critérios de avaliação dos PPGs pela CAPES e a distribuição de recursos no cenário atual. Por fim, considerou a importância da produção científica, a qual deve ser compreendida em termos qualitativos e não quantitativos, enfatizando a importância da articulação entre a temática pesquisada pelos docentes e as pesquisas científicas propostas pelos discentes.