Unijuí participa de Formação Continuada da Rede Municipal de ensino de Três Passos - Unijuí

No dia 01 de outubro passado, o Prof. Walter Frantz, a convite da Secretaria Municipal de Educação, de Três Passos, palestrou, via Google meet, para um grupo de 230 docentes municipais, em evento de formação continuada, tendo como tema “Escolas como elo de acolhimento às famílias e estudantes”, partindo de pressupostos que ser professor/a é ter disposição ao diálogo; que, hoje, diante das condições da vida cotidiana, que as pessoas enfrentam, parece existir um afastamento entre os que compõem uma escola: comunidade, docentes, pais, alunos.

A Secretaria Municipal buscou estimular uma reflexão sobre essa questão. Na palestra, partiu-se de questionamentos amplos, tais como: o que é uma escola? quem é a escola? O que é um elo? o que está desligado? o que não está acolhido ou está sem elo? o que está, por isso, em crise? O que está acontecendo, hoje, na escola, nas famílias, com seus filhos na condição de estudantes? O que é ser professor/a, mãe e pai de estudante, comunidade de pais, diante disso? qual o conteúdo das relações, do campo relacional, entre escola, pais e estudantes? Enfim, o que é a vida?

A visão economicista reduz o conceito de ser humano, reduzindo os sentidos da vida, à medida que o individualiza de forma egoística e concorrencial em sua subjetividade. Assim, a vida ganha valor, à medida que produz valores materiais, valores monetários. Pode-se entender que a vida humana é uma expressão natural, cultural, social, política e econômica, que transcorre na relação com a natureza e com o outro. Portanto, depende muito de nós, individualmente e coletivamente. Não tem um sentido a priori, esse precisa ser construído. Aqui, abre-se um lugar e espaço à escola como elo de acolhimento.

Uma sociedade, resumidamente, pode ser definida como um campo de relações intersubjetivas, de relações humanas de comunicação nos diferentes espaços da vida: cultura, política, economia etc. A sociedade resulta do que as pessoas como indivíduos e grupos fazem entre si, o que as pessoas acreditam que seja ou deva ser. Envolve poderes. Aqui está o espaço das famílias e da escola: constituir processos de construção do mundo, de uma sociedade. Em relação a isso, nem famílias e nem escolas são lugares neutros.