Os 25 anos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências: confira relatos de egressos - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está comemorando 25 anos de funcionamento em 2020. Iniciou em 1995, com a primeira oferta de Mestrado e posteriormente, em 2009, com o Doutorado. Busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.

Já formou mais de 700 profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Atualmente também oferta cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão. Segundo o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, grande parte dos egressos ocupam espaços de importância e destaque no cenário educacional brasileiro, sendo protagonistas em seus lugares de atuação. Para isso, o Programa socializa a reflexão de seus egressos, a partir de vídeos e textos recebidos.

Confira o relato de egressos sobre o Programa:

Sirlei Rigodanzo, docente do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, área Informação e Comunicação, doutoranda do Programa de Educação nas Ciências turma 2018, orientanda do Prof. Dr. José Pedro Boufleuer na linha 02 – Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação:

“Meu lugar de fala é de quem toma a Unijuí como o lar de formação acadêmica e profissional, pois aqui me formei na Graduação em Bacharel em Informática, no Mestrado em Educação nas Ciências e atualmente cursando o Doutorado. Muitas são as experiências que trago desse processo, dos mestres e do espaço de estudo que me transformaram no ser humano que hoje exerce a função de professora que constituí dentro dos espaços da Unijuí, desde 1989.

Falar das experiências vividas até o momento, no Doutorado, na linha 2 e como orientanda do Prof. Dr. José Pedro Boufleuer, a quem sou muito grata, pelo processo de acolhimento ao meu projeto e delimitação do caminho a seguir, e por me orientar em muitos desafios que se põem na trajetória de compreender os processos pelo qual vem passando a humanidade em um mundo altamente tecnológico.

É com auxílio dos mestres, dos técnicos, de colegas e da troca de experiências divididas nos espaços da Unijuí (sala de aula, coordenação do curso, corredores, orientações, espaços abertos, eventos, etc), que a construção dos projetos, seja da dissertação ou da tese, vão ganhando forma. Somos como alunos e mestres um grupo de estudos, é assim que descrevo essas experiências na Unijuí, um grupo que olha para o outro, que divide conhecimento, que acalma quando achamos que está difícil o percurso, que mostra direções e que orienta o melhor caminho a seguir. Assim é fazer parte do PPGEC. E os eventos? Tive a oportunidade de participar da ANPED NACIONAL 2019, no GT16 - Educação e Comunicação em Niterói/RS e dividir espaço com grandes autores e mestres que discutem a Educação e a Tecnologia atualmente. Foi um momento ímpar e que super indico a todos os estudantes, é um investimento para nossa formação acadêmica e profissional.”

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página da Educação nas Ciências, neste link. Também é possível ligar no 55 3332-0417 para conversar diretamente com a secretaria.