Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências reforça relações internacionais com universidades - Unijuí

O Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí deu continuidade, neste ano, às ações de internacionalização com universidades da América Latina. Para além da realização de eventos que integram os países latino-americanos, a exemplo do 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, o programa oportunizou interlocuções entre acadêmicos e professores, por meio da participação em redes de pesquisa, disciplinas curriculares e produção de pesquisas compartilhadas, além de orientações a mestrandos e doutorandos.

Durante o ano, o programa contou com diversas participações. A disciplina Constituição do Conhecimento de Professor – Compreensões Contemporâneas, ministrada pelas professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Eva Teresinha de Oliveira Boff, recebeu a doutora Jenny Johanna Duarte Diaz, da Universidade Pedagógica Nacional – UPN, da Colômbia, sob orientação do professor doutor Édgar Orlay Valbuena Ussa. Ela apresentou a palestra ‘Caracterização do conhecimento didático do conteúdo sobre Educação Ambiental de professores de Bogotá, Colômbia’.

Já a disciplina de Epistemologia e Educação I, ministrada pelas professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi, recebeu o doutor Andrés Julián Carreño Díaz, orientado pela professora doutora Rosa Nidia Tuay Sigua, para apresentar o tema ‘A natureza da ciência que se ensina a partir da prática reflexiva dos professores de ciências’. Também nesta disciplina, ocorreu a participação da professora Diana Arellano, da Universidad Nacional de Misiones, Argentina, que apresentou a palestra ‘Epistemología posabismal: uma proposta latinoamericana de conhecimento emancipador’, fundamentada em estudos de Boaventura de Sousa Santos.

Durante a comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-graduação, no mês de novembro, no 21º Encontro Nacional de Educação (Enaced) e no 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (Siepec), palestraram os professores doutores Leonardo Fábio Martin Pérez, reitor da UPN – Colômbia; e Édgar Orlay Valbuena Ussa, da mesma universidade, como forma de integração dos grupos de pesquisa no convênio interinstitucional (UPN-Unijuí). Além disso, apresentaram trabalhos quatro colombianos: dois deles, Jacqueline Ramírez e Juan Gabriel Perilla J., fazem doutorado na Unijuí. Os outros dois, Andrés Julián Carreño Díaz, da UPN, e o professor da Educação Básica Jonathan Andres Mosquera, estão vinculados à Universidad Surcolombiana.

Ainda em novembro, a professora doutora Helena Copetti Callai participou de um evento internacional no Chile, na Universidad Academia de Humanismo Cristiano, como autora de um capítulo de livro, lançado pela Escola de Geografía: “O poder do território: conhecimento para a transformação dos espaços educativos”. Ela também participa da organização do Colóquio da Redladgeo – Rede de Didáctica de la Geografia, a ser realizado no Chile, em Valparaíso, no primeiro semestre 2021. Essa rede congrega pesquisadores do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. A professora faz parte do Comitê Diretivo.

No Grupo de Estudos em Educação Popular (Geep), ocorreu um evento com a participação da professora doutora Carla Guerron-Montero, da Universidade de Delaware, EUA. Ela reside e trabalha nos Estados Unidos, mas é latino-americana. Seus projetos de pesquisa passam pelo horizonte latino-americano e se vinculam aos estudos de educação popular desenvolvidos na Unijuí no PPGEC. Ela participou de um evento na Unijuí, comentando sobre o uso dos meios digitais nas atividades docentes na universidade norte-americana durante o período da pandemia.

Os professores e também doutores Paulo Evaldo Fensterseifer, Fernando Jaime González, Sidinei Pithan da Silva e Maria Simone Vione Schwengber, juntamente com os professores Robson Borges e Paulo Carlan, participaram de ações da Rede Internacional de Pesquisa em Educação Física Escolar, tematizando ações e pesquisas produzidas no contexto da pandemia. A rede internacional de pesquisas em Educação Física Escolar integra universidades de vários países latino-americanos.

Ainda, a UPN de Bogotá, na Colômbia, formou dois doutores no Doctorado Interinstitucional en Educación. Esses realizaram, em 2017, na Unijuí, o estágio de Pasantia, sob a supervisão da professora Maria Cristina Pansera de Araújo em duas disciplinas do PPGEC.