Egressa do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências lança dois livros - Unijuí

Egressa do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências lança dois livros

Para marcar os seus 25 anos, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí está compartilhando relatos de egressos e socializando produções bibliográficas à comunidade. E um dos destaques da programação é a egressa Carina Copatti, que recentemente lançou dois livros.

As obras se originam da pesquisa de tese realizada no Programa de Pós-Graduação, entre 2016 e 2019, e das experiências atuais enquanto bolsista PNPD-Capes na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, sob tutoria da professora Adriana Maria Andreis, também egressa do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí.

Os dois livros constituem a coletânea Educação e Geografia – Tramas e Tecituras Contemporâneas, sendo que o livro que constitui o 1º volume da coletânea é denominado Geografia(s), Professor(es) e a Construção do Pensamento Pedagógico-Geográfico, e o livro que constitui o 2º volume é intitulado Professor, Livro Didático e a Autonomia Docente. As obras foram lançadas pela editora CRV e estão disponíveis neste link.

Carina concluiu o doutorado em maio de 2019, com a tese intitulada Pensamento Pedagógico Geográfico e autonomia docente na relação com o livro didático: percursos para a educação geográfica, sob a orientação da professora doutora Helena Copetti Callai.

A egressa é formada em Geografia e Pedagogia, e tem construído sua trajetória entre a escola e a universidade. Carina atuou durante 10 anos em escolas públicas, especificamente em escolas urbanas, na educação do campo e na educação de jovens e adultos, além de ter experiência na educação superior e como avaliadora de livros didáticos pelo Ministério da Educação (MEC), nas edições do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2017, Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2018, PNLD 2019, PNLD 2019 - Atualização à BNCC e PNLD 2020.

Suas produções perpassam temas que envolvem educação e ensino de geografia, com ênfase na formação de professores, na educação do campo e nos livros didáticos, temática a qual tem sido seu foco de pesquisa atualmente, no período de pós-doutorado.