Egressa do doutorado em Educação nas Ciências lança livro - Unijuí

Egressa do doutorado em Educação nas Ciências lança livro

Rosi Maria Prestes

Egressa do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Rosi Maria Prestes teve, recentemente, seu livro publicado, com o título “Formação de professores no contexto do desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem”, pela editora Ilustração.

A publicação é fruto da sua pesquisa de tese, realizada durante o curso e concluída em 2019, sob a orientação da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff. Com essa pesquisa, a egressa procurou entender as contribuições e os desafios enfrentados pelos professores que desenvolvem suas aulas por meio de projetos de aprendizagem e, também, investigou os limites e as potencialidades de um processo de elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem para a constituição profissional docente e para a formação de cidadãos críticos e cooperativos.

Rosi comenta que percebe o trabalho por projetos como uma alternativa de interligação de saberes e promoção da interdisciplinaridade. Segundo ela, o maior desafio, não só deste trabalho, mas de sua trajetória profissional, é apontar mudanças nas práticas docentes e “sair do paradigma da instrução para o paradigma da aprendizagem”.

Durante o doutorado, Rosi fez uma imersão na Escola da Ponte, em Portugal, e uma formação na Cidade Âncora, em São Paulo. Atualmente, faz parte de uma rede de formadores de escolas inovadoras, junto com o professor José Pacheco, educador português, responsável pelo prefácio do livro.

A formação da egressa é em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, especialização em Desenvolvimento Sustentável, mestrado em Ciências Ambientais e doutorado em Educação nas Ciências. Ela atua com formação de professores e assessoria educacional há mais de 10 anos e também como docente do Ensino Superior e Pós-Graduação. Hoje, trabalha como docente substituta no Instituto Federal Farroupilha – IFFar - Campus Panambi.

Professora Eva Teresinha Boff