Grupo de Estudos sobre Educação Escolar será apresentado a interessados - Unijuí

Grupo de Estudos sobre Educação Escolar será apresentado a interessados

Se você tem interesse em participar de um grupo de estudos, preste atenção: no dia 31 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizará uma reunião para interessados em participar do Grupo de Estudos sobre Educação Escolar (Gees).

Este grupo será responsável por aprofundar os temas que serão trabalhados no projeto “A especificidade da educação escolar nas sociedades republicanas e democráticas”, aprovado no fim de 2019 pelo grupo de professores da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Com previsão de execução no prazo de três anos (2020 – 2022), o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 20 mil.

A ideia central da pesquisa é o estabelecimento de um horizonte normativo para o enfrentamento teórico e prático de temas que desafiam a escola, considerando, em especial, a atual conjuntura brasileira e as circunstâncias específicas do tempo presente. Dito em outros termos, trata-se de estabelecer os pressupostos filosóficos, políticos e pedagógicas que sustentam a educação escolar no âmbito de nossa tradição republicana, ao mesmo tempo em que se colocará em pauta as questões práticas.

O grupo de estudos constitui, no âmbito do PPGEC, uma atividade acadêmica mais livre, não regulada por matrícula, mas pela adesão voluntária e comprometimento pessoal, podendo dele participar docentes e discentes de todas as linhas de pesquisa, como também demais interessados, como ex-alunos, potenciais alunos ou professores das escolas.

A vigência deste grupo está prevista inicialmente para os dois semestres do ano de 2021, com encontros quinzenais às quartas-feiras à tarde. Para cada encontro haverá proposição de um tema a ser tratado, com proposição de estudo/leitura prévia em preparação ao debate. Para além das questões teóricas a serem tratadas, o grupo tematizará questões práticas que envolvem o dia a dia da escola, temas que possam ser trazidos/apresentados pelos participantes.

Como o projeto de pesquisa financiado prevê a possibilidade de uma publicação sob a forma de livro (e-book), a ideia é que cada um dos participantes possa vir a ter alguma produção de pesquisa como resultado de sua inserção nas atividades do grupo. Além disso, há financiamento para aquisição de ampla bibliografia acerca do tema em pauta, bem como de equipamentos para uso durante a realização do projeto.

A reunião preparatória acontecerá por meio do Google Meet (meet.google.com/rxn-ozkb-gtc), a partir das 14h. Haverá explicitação da proposta, resolução de dúvidas e detalhamento da dinâmica de funcionamento.

Havendo a decisão pela adesão ao grupo, o participante preencherá ficha de inscrição, firmando compromisso de efetivo engajamento nas ações programadas. Mediante presença mínima nos encontros programados, a atividade será certificada em horas sob a forma de Curso de Extensão Universitária pelo PPGEC.

Mais informações pelo e-mail geees.unijui@gmail.com ou pelos telefones (55) 99694-7671 e 99191-7797.

A equipe propositora e organizadora do grupo é composta por José Pedro Boufleuer, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Paulo Evaldo Fensterseifer e Sidinei Pithan da Silva, Franciele dos Anjos Strohhecker, Jordana Dumke, Luana dos Santos, Patrícia Feiten, Évelin Fernanda Soares.