Grupo de pesquisa do PPGEC participa de evento internacional - Unijuí

Grupo de pesquisa do PPGEC participa de evento internacional

Entre os dias 10 e 14 de maio, integrantes do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (Emgeocs) da Unijuí, coordenado pela professora doutora Helena Copetti Callai, participaram do 6º Colóquio da Redladgeo, com o tema “Práticas Espaciais, práticas pedagógicas: diálogos e perspectivas da didática da Geografia Latinoamericana”. O evento ocorre a cada dois anos e envolve pesquisadores e estudantes de universidades latinoamericanas que discutem conjuntamente a didática da geografia.

Neste ano, a Universidade Católica de Valparaíso – Chile, foi responsável por sediar o evento que contou com espaços de discussão sincrônicos e assincrônicos. A preparação para o evento iniciou ainda no ano passado, quando os grupos de pesquisa que fazem parte da rede enviaram fichas indicando as linhas de pesquisa nas quais cada grupo atua, três publicações desenvolvidas entre 2018-2020 e atividades de formação, extensão e intercâmbios desenvolvidas pelos membros dos grupos. Após essa etapa, cada grupo estudou o material enviado por um par e atribuiu um parecer crítico.

Os espaços de discussão sincrônicos contaram com mesas de discussões - abertas ao público em geral e espaços de socialização dos pareceres, realizados entre grupos por intermédio das fichas (espaço fechado para membros da rede). O grupo Emgeocs participou de dois momentos: um em que precisou fazer a leitura e parecer do Grupo Geopaideia, composto por pesquisadores colombianos, e outro momento em que o grupo Indigeo, de pesquisadores argentinos, fizeram parecer e questionamentos acerca do grupo Emgeocs. Deste espaço de discussão, participaram as doutoras Helena Copetti Callai, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Carina Copatti, Maristela Moraes e Adriana Andreis.

O evento também contou com um espaço para inserção de Jovens Investigadores, cujas reuniões de preparação para participação no evento iniciaram em março deste ano. Participaram deste espaço a doutora Alana Rigo Deon e a mestranda Carla Riethmüller Haas Barcellos. Como sistematização do trabalho dos jovens investigadores, foi montado um padlet com informações referentes aos grupos e integrantes jovens da rede, o qual pode ser acessado por meio deste link.

Nos espaços assincrônicos, o grupo participou com os seguintes pôsteres: “A avaliação em geografia a partir do uso de jogos eletrônicos”, pelo mestrando Nicolas Cortes Granville; “A Análise Geossistema – Território – Paisagem (GTP) nas atividades do Projeto Nós Propomos!”, pela mestranda Paula Terres Carvalho, que envolvem o tema de suas dissertações; e “O ensino de geografia e de história nos Anos Iniciais no contexto brasileiro: a relação entre o saber científico-escolar e a realidade na construção da cidadania”, pelas doutoras Carina Copatti e Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, e mestranda Carla Riethmüller Haas Barcellos.