Convidada trabalha a educação para a responsabilidade durante Salão do Conhecimento - Unijuí

Durante toda a sexta-feira, 29 de outubro, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí promoveram discussões sobre suas áreas de conhecimento, relacionando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - o que não foi diferente para o PPG em Educação nas Ciências. Penúltimo a participar da programação, o programa promoveu um debate acerca do tema “Educar para a responsabilidade: a questão da ética na civilização tecnológica e os desafios da Agenda 2030”.

A cargo da discussão esteve doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com período de doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha, Claudia Batestin, que afirmou ser um desafio falar sobre ética, responsabilidade e as relações que envolvem o campo da técnica moderna. Num primeiro momento, a convidada falou sobre a relação do ser humano com a técnica e, depois, sobre ética e responsabilidade, sem nunca deixar de relacionar todos os temas.

“Para trabalharmos estas questões, precisamos aflorar nossos sentidos, imaginar outros tempos e relações históricas. O homem sempre se relacionou com o meio em que habita e sempre utilizou mecanismos, ferramentas, para sua sobrevivência. Significa que a relação do ser humano com a técnica acompanha a história da humanidade”, reforçou, lembrando que o consumo se converteu na dinâmica central da vida social e especialmente de mercadorias não necessárias à sobrevivência, ao citar a filósofa Adela Cortina.

A professora indagou aos participantes, que acompanhavam pelo canal da Unijuí no Youtube, se comunidades passadas imaginavam como seria o futuro. Se nós realizamos a projeção de como será o mundo daqui a 100, 200 anos e se nos questionamos o que é de fato necessário para sobrevivência. “A Agenda 2030 trata de metas a serem cumpridas num prazo de 9 anos. Parece muito, mas não é. Quantos seres virão, que dependerão da nossa ação e responsabilidade agora?”, indagou.

Para conferir o debate na íntegra, acesse: