Unijuí e Unilasalle de Lucas do Rio Verde lançam turma Minter de Educação nas Ciências - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí agora conta com uma turma Minter, de Mestrado Interinstitucional, em parceria com a Unilasalle de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O edital já foi lançado e as inscrições estão abertas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, até o dia 15 de fevereiro.

A parceria entre as instituições, que permite a oferta de 30 vagas para o curso, foi firmada neste ano, a fim de atender às necessidades daquela região na formação de professores. Dados da plataforma Sucupira indicam que no Estado do Mato Grosso há apenas cinco instituições que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu. Na área de concentração Educação, somente duas instituições públicas possuem programas de mestrado, ambas em funcionamento na capital.

“Há muita expectativa em torno desta turma. Além de ser uma oportunidade nova para os estudantes, ela também abre novas frentes e temas de pesquisa, que poderão ampliar e qualificar ainda mais a educação no Estado do Mato Grosso”, explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, lembrando que o estudante do mestrado pode esperar uma formação de excelente qualidade, voltada à formação de pesquisadores que se ocupam com as questões da educação em geral, com a educação em seu vínculo com a educação básica e superior.

O PPG mantém curso de Mestrado Acadêmico, credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, e o curso de Doutorado desde 2010. Trata-se de um Programa consolidado que já titulou mais de 600 mestres e aproximadamente 100 doutores, no decorrer de seus 26 anos de existência do curso de Mestrado e 11 anos de Doutorado.

De acordo com o professor, na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, haverá um evento aos interessados que queiram tirar dúvidas sobre o curso e o processo seletivo. Ele acontece às 20h pelo horário de Brasília, no auditório da Unilasalle/Lucas. O professor Sidinei participará de forma virtual. O evento também contará com palestra do doutor José Pedro Boufler, com o tema “Mestre em educação, para quê?”. Para acompanhar, clique aqui.

Processo seletivo

O edital é direcionado a graduados no Ensino Superior, que preferencialmente residam na região da Unilasalle. As aulas serão presenciais em Lucas do Rio Verde, sendo que os professores da Unijuí irão até o campus da instituição.

Para concorrer a uma das 30 vagas ofertadas, o candidato deve se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/ppgec, optando por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O processo seletivo contará com avaliação do currículo lattes, do projeto, do memorial reflexivo e entrevista. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.