Podcast do PPGEC encerra com entrevista do coordenador Sidinei Pithan da Silva - Unijuí

Podcast do PPGEC encerra com entrevista do coordenador Sidinei Pithan da Silva

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, aconteceu o evento de fechamento do ano do Com Ciência: o Podcast do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, que teve como tema “Docência, democracia e emancipação: a interface entre educação e cultura”.

A temática surgiu a partir do texto do professor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva, sobre “Educação e cultura autoritária no cenário da modernidade líquida/flexível: repensando a ação docente em sentido democrático emancipatório”. Convidado para a entrevista, o professor explicou que o texto é resultado da síntese de seus estudos e é movido por uma preocupação do Instituto Paulo Freire da Espanha, que lançou um dossiê  especial sobre cultura autoritária, populismo e educação, endereçado a alguns pesquisadores do Brasil.

“Fui convidado a escrever sobre o tema. Fiquei honrado em fazer parte deste movimento, em compreender o que está acontecendo conosco nesse cenário de emergência do populismo, de emergência das culturas repressivas. Momento que [Zygmunt] Bauman chama de retrotopia, com celebrações de perspectivas utópicas que cultuam o passado, como se o passado tivesse respostas definidas para o nosso futuro”, explicou.

O podcast foi criado com o intuito de divulgar o que se pesquisa no Programa de Pós-Graduação e também se aproximar da comunidade a qual a Universidade está inserida.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse: