Professores da Colômbia ministram seminário temático do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promove nos dias 4 e 5 de outubro, o Seminário Temático “Desafios Contemporâneos da Educação Geográfica e a Formação Docente”, com a participação especial dos professores doutor Alexánder Cely Rodríguez, da Universidad Pedagógica Nacional e a doutora Núbia Moreno Lache, da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, da Colômbia.

Durante o primeiro dia da programação, os professores abordaram os escritos “Construcción de conocimiento social y formación de pensamiento crítico a partir de la enseñanza de la geografía” (Construção de conhecimento social e formação de pensamento crítico a partir do ensino de geografia) e “Salida de campo: entre caminos y senderos de aprendizaje” (Saída de campo: entre caminhos e trilhas de aprendizagem). Nesta quarta-feira, 5 de setembro, serão discutidos os textos “Geografias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas”, “Geografia y literatura: articulaciones posibles en la enseñanza del espacio geográfico” (Geografia e Literatura: articulações possíveis no ensino do espaço geográfico) e “Ciudad, modernidad y novela: una mirada didáctica desde la geografía” (Cidade, modernidade e novela: um olhar didático desde a geografia)

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, o objetivo do evento é ampliar o conhecimentos dos mestrandos e doutorandos do PPG sobre a educação geográfica. “O tema escolhido nos aproxima, não só da discussão que se faz na Colômbia sobre a educação geográfica, mas também dos temas que são importantes para nós em relação à formação de professores, didática e currículo. Então, o seminário nos possibilita uma compreensão ampliada sobre o que significa inserir as crianças e jovens em uma concepção de espaço e tempo, em uma sociedade dinâmica que se globaliza. Os escritos dos dois professores que estão conduzindo o seminário, nos ajudam a compreender melhor em uma perspectiva crítica, algo que permite aos professores construir novas didáticas e, sobretudo, permitindo uma educação para a cidadania”, frisou.

O seminário está sendo realizado no Centro de Eventos da Universidade com transmissão online pelo Google Meetcanal da Unijuí no Youtube.