PPGEC realiza Seminário Temático sobre a educação escolar em sociedades republicanas e democráticas - Unijuí

Iniciou nesta terça-feira, 8 de novembro, o Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências sobre “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”. O evento tem como objetivos oferecer a oportunidade de reflexão sobre a educação republicana considerando seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos; analisar as circunstâncias atuais de educação no Brasil, considerando potencialidades e eventuais dificuldades e oportunizar o debate acadêmico com pesquisadores, além de ofertar um espaço de compartilhamento das reflexões e pesquisas.

No turno da manhã ocorreu a acolhida dos participantes e na sequência, a conferência de abertura que debateu o tema “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, com o professor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em sua fala, o conferencista abordou o conceito de crise, especificidades e potencialidades da educação escolar.

No turno da tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos submetidos, de forma presencial e online. A programação terá sequência na quarta-feira, dia 9, a partir das  8h30, com a conferência sobre o tema “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, que contará com a participação da professora Carlota Josefina Malta Cardozo, também da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos, também de forma híbrida. Para finalizar a programação do evento, às 17h, haverá um momento avaliação e encerramento do Seminário Temático.