PPGEC promove webinar sobre o papel dos professores no cenário líquido-moderno - Unijuí

PPGEC promove webinar sobre o papel dos professores no cenário líquido-moderno

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta segunda-feira, 21 de agosto, o terceiro encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O evento faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados até o fim deste ano, em comemoração aos 28 anos do PPGEC.

Os webinars têm como objetivo compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar, e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência. 

Ontem, esteve em destaque o tema “A educação e o currículo da educação básica no cenário líquido-moderno: qual o papel dos professores?”, sob mediação das professoras doutoras da Unijuí,  Marli Dallagnol Frison e  Maria Cristina Pansera de Araújo. Foram convidados para o webinar o doutor  Alexander Cely Rodriguez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); a doutora Edite Maria Sudbrack da URI; e as professoras mestres Carla Maria Leidemer Bruxel, da rede municipal de São Martinho, Andréia Gonçalves da Costa Ceratti, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí, e Ingrid Ximena Arias Hodge, docente de Química no Ensino Médio em Bogotá, na Colômbia.  

Quem abriu o debate foi o professor doutor Alexander Cely Rodriguez, que hoje atua no Ensino Superior, mas que por muitos anos lecionou na Educação Básica. Ele destaca que para responder à pergunta “qual o papel dos professores  no cenário líquido-moderno”, é necessário pensar em quem são as pessoas, os jovens, que estão chegando à sala de aula. Cita, ainda, a importância de se pensar não apenas nos pontos positivos de ser professor, mas das dificuldades encontradas.

“Uma das principais dificuldades que temos na formação dos jovens, hoje, é que eles chegam sem saber ler ou escrever. Há uma grande dificuldade em fazer com que eles entendam uma leitura e escrita criativa. E cabe a nós, professores, utilizarmos de habilidades para que estes jovens nos entendam”, destacou. O evento, na íntegra, pode ser conferido neste link

O próximo webinar será realizado no dia 30 de agosto, com o tema “Educação, Cinema e Literatura no Contexto da Cultura Digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”. Na coordenação e mediação, estarão as professoras doutoras Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí),  Maria Cândida Del Masso (Unesp) e Fabiana Kurtz (Unijuí). São convidados os doutores Wilson Armando Acosta Jiménez da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), Sidinei Pithan da Silva da Unijuí e da Santiago Pich da UFSC. Também, as mestres Francieli Meotti Oliveira da Unijuí e Tauana Dambrós, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.