Egresso do PPG em Educação nas Ciências representa a Associação Brasileira de Estudos do Século 18 em congresso na Itália - Unijuí

Egresso do PPG em Educação nas Ciências representa a Associação Brasileira de Estudos do Século 18 em congresso na Itália

Entre os dias 3 e 7 de julho, o egresso dos cursos de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Tiago Anderson Brutti, participou do XVI Congresso Internazionale di Studi sul XVIII Secolo (Congresso Internacional de Estudos do Século XVIII), em Roma, na Itália, cujo tema central foi L’Antichità e la costruzione del futuro nel secolo dei Lumi (A antiguidade e a construção do futuro no Iluminismo). O evento foi organizado pela Società Italiana di Studi sul Secolo XVIII, pela International Society for Eighteenth-Century Studies (ISECS) e pela Société Internationale d'Étude du Dixhuitième Siècle (SIEDS). 

O egresso representou, na ocasião, ao lado de outros pesquisadores, a Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. A pesquisa Riflessioni sull'educazione repubblicana e sul sapere elementare (Reflexões sobre a educação republicana e o conhecimento elementar) foi apresentada no dia 4 de julho, na sala da Cartoteca da Universidade de Roma La Sapienza. A professora Elizabeth Fontoura Dorneles, professora da Unicruz, também participou do processo de pesquisa.

Integraram o painel a filósofa Carlota Boto, professora da USP e intérprete de Condorcet, e o filósofo Gabriel Serrano-Darriulat, da Universidade Sorbonne, de Paris. Pesquisadores de diversas partes do mundo demonstraram interesse pelas temáticas abordadas na sessão. As instituições organizadoras do evento anunciaram a concessão de bolsas de estudo, na ocasião, para pesquisadores ucranianos em situação de refúgio em outros países da Europa.

“Vale destacar que a Unijuí foi a instituição que proporcionou a maior parte de minha formação como professor e pesquisador, processo ainda em andamento, que passou pelo bacharelado em Filosofia, pelo mestrado e doutorado em Educação nas Ciências. Profissionalmente, faz cerca de 15 anos que trabalho no curso de Direito e no Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Nesse processo, tenho tomado parte em uma rede de professores e pesquisadores: Claudio Boeira Garcia,  Paulo Evaldo Fensterseifer,  Paulo Rudi Schneider, José Pedro Boufleuer,  Adair Adams, Adriana Andreis,  Jaqueline Ritter,  Vânia Lisa Fischer Cossetin,  Helena Copetti Callai,  Gérson Lucas Padilha de Lima,  Rodrigo Moreira de Almeida e outros tantos professores e colegas de diversos graus de instrução”, destacou Tiago.  

As vivências acadêmicas e culturais foram intensas durante a viagem de 1º a 12 de julho à Roma e Lisboa, em um dos períodos mais quentes dos últimos milhares de anos na Europa.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.