Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências debate a Educação e o Bem Viver nos tempos líquidos-modernos - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGec) da Unijuí promoveu, nessa quarta-feira, 22 de novembro, mais um webinar da série “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. A atividade faz parte das comemorações dos 28 anos do PPGec e teve a mediação e coordenação dos professores José Pedro Boufleuer, Ivo dos Santos Canabarro e Sidinei Pithan da Silva.

O encontro, que foi o penúltimo da série, discutiu a temática da “Educação e o Bem Viver nos tempos líquidos modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”, tendo como convidados as doutoras Fabiana Silva Prestes (Unijuí) e Cláudia Battestin (Unochapecó), os doutores Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí) e Angelo Cenci (UPF), e o professor e diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí, Paulo Barcellos.

O debate iniciou com a fala da professora Fabiana Silva Prestes, que é autora de capítulo do livro Docência e Educação em Tempos Líquidos-modernos. Conforme explicou, o mundo vive um contexto compartilhado e este é um dos dilemas da sociedade atual. “A sociedade contemporânea tem consumidores que se transformam em mercadorias e é neste contexto que apenas os interesses particulares são compartilhados. Há uma busca incessante pela satisfação que, quando logo alcançada, é substituída pela novidade do momento, trazendo a liquidez à sociedade e proporcionando uma ruptura das relações que antes existiam”, comentou.

A pesquisadora ressaltou que a busca pela satisfação evidencia as desigualdades sociais, o que propõe o debate de um novo conceito e estudos em cima dele, o Buen Vivir (Bem Viver). Fabiana detalhou que este é um princípio indígena que traz uma alternativa à liquidez e vai de encontro ao distanciamento do consumismo. “Com esse conceito tentamos produzir respostas capazes de reeducar o olhar ao pertencimento ao mundo, para que se viva em harmonia consigo, com o mundo e com o planeta. É fundamental que as gerações atuais sejam educadas a partir dessa perspectiva e sejam cientes do impacto das suas atitudes reconhecendo o mundo como algo que é comum, que deve ser preservado”, completou.

A íntegra do debate pode ser acessada no vídeo abaixo:

O próximo webinar ocorre no dia 29 de novembro, a partir das 19h, e será o último dos 12 encontros realizados. O tema será “A Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, que terá a mediação dos professores Sidinei Pithan da Silva e Paulo Carlan , e convidados os professores Emiliano Matías Gambarrota, (Universidad Nacional de La Plata),  Felipe Quintão de Almeida (UFES), Alexandre Fernandez Vaz (UFSC) e Ieda Zimmermann, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí.