Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciência discute a Cultura e a Pseudoformação em tempos líquidos-modernos - Unijuí

Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciência discute a Cultura e a Pseudoformação em tempos líquidos-modernos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGec) da Unijuí promoveu, nesta semana, o último webinar da série: “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. A atividade faz parte das comemorações dos 28 anos do PPGEC e teve como mediadores os professores Sidinei Pithan da Silva e Paulo Carlan. 

A mesa temática teve como debate principal o tema: “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, tendo como convidados os pesquisadores Emiliano Matías Gambarrota (Universidad Nacional de La Plata), Felipe Quintão de Almeida (UFES), Alexandre Fernandez Vaz (UFSC), e a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí, Ieda Zimmermann. 

O primeiro a falar foi o professor Felipe Quintão de Almeida, que abordou a pseudoformação, com base nos estudos de Theodor Adorno e Zygmunt Bauman. Ele explicou que na formação do meio acadêmico, em especial na pós-graduação, há uma espécie de fraqueza em relação ao tempo. “Os estudantes estão sendo bombardeados de informações em um tempo considerado curto, líquido e flexível, e não têm tempo de se tornarem a si mesmos e o mundo como objetos de problematização”, comentou. 

O pesquisador acrescentou que para alcançar o tempo hábil para todos os estudos e problematizações, os estudantes deveriam se afastar do cotidiano, diminuir a sua velocidade no dia a dia, em favor de um tempo formativo que dê efeitos intelectuais.

Já o professor Alexandre Fernandez Vaz complementou lembrando que o tempo só se mantém quando é considerado ficcional. “Isso é um problema sério na questão que envolve a forma de pensar, elaborar conceitos e projetos que têm objetivos em que se possa estabelecer uma ideia e relação entre eles”, finalizou. 

A íntegra do debate pode ser acessada no vídeo abaixo: 


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