PPGEC debate desafios e perspectivas da pesquisa em Educação em aula inaugural - Unijuí

PPGEC debate desafios e perspectivas da pesquisa em Educação em aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu nesta segunda-feira, dia 4 de março, sua aula inaugural de 2024. Com a temática “A pesquisa em Educação: formação desafios e perspectivas”, o evento contou com atividades ao longo do dia, de forma híbrida.

Iniciando as atividades da aula, ocorreu uma apresentação artística da mestranda Alice Ghisleni. Na sequência o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan, desejou as boas-vindas aos mestrandos e doutorandos. “É um momento de acolhida, integração e orientações gerais acerca do panorama da Educação no País e no mundo. A aula inaugural é, sobretudo, uma oportunidade para que os novos estudantes conheçam e entendam as dinâmicas do Programa, suas linhas de pesquisa e desafios atuais impostos a todos nós que  damos vida ao PPGEC”, frisou.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destacou que o evento marca o início do ano, reunindo todos os estudantes e professores. “É um momento muito importante, o PPGEC vai completar 29 anos de existência. Começamos 2024 com grandes expectativas nas turmas de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências”, disse.

Para discutir a temática da pesquisa em Educação, estiveram presentes os doutores Ivan Carlos Bagnara, Claudionei Vicente Cassol e Amabilia Beatriz Portela Arenhart. Os palestrantes são egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e estiveram representando, cada um deles, as linhas de pesquisa do Programa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da Educação; e Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Baggio destacou ainda a importância da aproximação dos egressos com o Programa. "Esse é um pedido, inclusive, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que tenhamos uma boa relação entre os egressos e seus programas. Então, é muito positivo que consigamos trazer os nossos egressos, como palestrantes. Essa é uma forma de devolutiva para a Universidade sobre sobre suas pesquisas, compartilhando seus conhecimentos com os novos estudantes”, finalizou.