Docente do PPGEC e estudantes realizam viagem acadêmica a Bogotá - Unijuí

Docente do PPGEC e estudantes realizam viagem acadêmica a Bogotá

Por meio de um convênio com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN) de Bogotá, na Colômbia, a professora doutora Isabel Koltermann Battisti, que atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unijuí, realizou, juntamente com a mestranda Raiani Felippe e a doutoranda Adriane Kis Schultz, uma viagem a Bogotá, onde desenvolveu diversas atividades de cunho acadêmico, entre os dias 11 a 23 de fevereiro.

Além de iniciar o seu pós-doutoramento junto à UPN, sob a orientação da professora doutora Leonor Camargo Uribe, a professora e as estudantes do PPGEC participaram do XIV Simpósio de Matemática e Educação Matemática, ministrando curso e apresentando trabalhos na forma de comunicação e pôster. O evento foi promovido pelos Programas de Doutorado e Mestrado em Educação Matemática da Universidade Antonio Nariño (UAN) e a área de Matemática das universidades organizadoras, dentre as quais a UPN.

Durante a permanência em Bogotá, foram desenvolvidas diversas atividades, como conferência pública que considera a temática de estudos da professora pesquisadora Isabel e curso para mestrandos e professores da Universidade. Além disso, também aconteceram encontros com professores e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam em escolas primária, secundária e média, onde temas de pesquisas realizadas por Adriane e Raiani foram focos de discussões e debates, oportunizando a produção de dados para as suas pesquisas.

Outras reuniões acadêmicas conjuntas foram realizadas, as quais abarcam os campos da Educação e Educação Matemática, indo ao encontro do grupo de investigação que tem como centralidade o ensino de álgebra e de geometria na UPN e o GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática da Unijuí. Esses encontros tiveram como objetivo delimitar o planejamento e organizar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2024.

Ainda, foram realizadas visitas a escolas da rede privada, pública e à escola de aplicação da UPN, onde foram estabelecidos diálogos extremamente produtivos com professores de diferentes áreas considerando, entre outros temas, o desenvolvimento de projetos transversais, a formação de professores e o currículo das escolas de Educação Básica.

De acordo com a professora Isabel, os encontros e as discussões foram muito importantes no estabelecimento de novas parcerias e interlocuções em termos de pesquisas e de novos projetos. Ela salientou, ainda, que parte da viagem foi custeada pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).