PPGEC promove discussões sobre a “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti” - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - PPGEC da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 21 de março, o Seminário Temático “Pesquisa qualitativa com base na ATD e software Atlas.ti”. Os debates aconteceram no Centro de Eventos, com transmissão pelo Youtube da Instituição.

Destinado aos pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais interessados na temática, o seminário buscou aprofundar entendimentos envolvendo a Análise Textual Discursiva (ATD) e sua associação com o software Atlas.ti, utilizado em análises textuais no contexto da pesquisa qualitativa. As discussões são fruto de estudos e de pesquisas dos proponentes, em diálogo com seus grupos de pesquisas, os quais se vinculam a partir de bases epistemológicas do campo da educação.

Durante a manhã, a palestra “Fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD)” esteve a cargo da doutora em Educação nas Ciências, Catia Keske, que hoje atua como docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

À tarde, o pós-doutorando do PPGEC e professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, Denilson Rodrigues da Silva, abordou o tema “Articulações da ATD com Atlas.ti na pesquisa qualitativa”. Foram mediadoras das discussões a docente permanente do PPGEC, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e a docente colaboradora, doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva.