Abertura do XXIII Enaced destaca temas relevantes para o debate educacional - Unijuí

A Unijuí deu início, na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, ao XXIII Encontro Nacional de Educação (Enaced). A cerimônia de abertura foi realizada no Salão de Atos e reuniu estudantes, docentes e pesquisadores da área da Educação de toda a América Latina. O evento segue até a próxima quarta-feira, 2 de outubro, com ampla programação. Ele também acontece em paralelo com o III Siepe – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, e com o V Enteci – Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado.

Esta edição do Enaced conta com o tema principal “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: Contribuições ao Debate Educacional”, e faz parte das comemorações relacionadas aos 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC). Como atividade de abertura, foi promovida a palestra “Ciência e Democracia: as contribuições da educação”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USB) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Coordenadora do evento, a professora Maria Cristina Pansera de Araújo fez sua saudação durante a cerimônia de abertura do XXIII Enaced e destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Estamos aqui hoje para ouvir, refletir, discutir e aprender sobre os diferentes modos de ver e pensar a educação. O Enaced possibilita o debate de diversos temas, que dão muitas possibilidades de aprendizagem, muitos dos quais são objetos de estudo dentro do PPGEC”, salientou. 

O coordenador do PPGEC da Unijuí, o professor Sidinei Pithan da Silva, reforça que o tema do evento vem para agregar, em especial, o sistema educacional. “Este evento traz olhares sobre o mundo de forma diversa, possibilitando muitas construções futuras, tanto para as nossas pesquisas quanto para as interações sociais por envolver críticas, pós-críticas, cultura, identidade, decolonialidade, direitos humanos e outras abordagens”, ressaltou. 

O vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, parabenizou a organização do evento e a escolha da temática para esta  edição do XXIII Enaced. “Temos mais de 250 trabalhos selecionados, o que demonstra a grandiosidade deste evento. É uma alegria para a Instituição sabermos que todos estão aqui discutindo o futuro da educação, e com este tema é importante pois precisamos discuti-la com todas as mudanças que estão ocorrendo”, comentou. 

Nesta segunda-feira também ocorrem três mesas redondas. A primeira teve o  tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica”, com a participação das debatedoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT) e Mareli Eliane Graupe (Uniplac), e do mediador Ivo Canabarro, da Unijuí  A segunda teve o tema “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal’Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber, da Unijuí como mediadora. 

A terceira mesa redonda tem o tema “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz. Nos próximos dias haverá a realização de novas mesas redondas e apresentação de trabalho. A programação completa, pode ser conferida na página do evento, no site da Unijuí.

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, 36ª Coordenadoria Regional de Educação – 36ª CRE de Ijuí, e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


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