Aula Inaugural comemora os 30 anos do PPGEC e os 40 anos da Editora Unijuí - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) em parceria da Editora Unijuí, realizou nesta quarta-feira, 13 de agosto, a sua aula inaugural. A atividade buscou comemorar os 30 anos do Programa, os 40 anos da Editora Unijuí e os 100 anos de Memória de Mario Osorio Marques. 

A aula inaugural teve o tema “Educação nas Ciências, Universidade, Escola e Pesquisa: Memórias de Mario Osorio Marques”, e contou com a participação do professor da Unoesc, Roque Strieder, que apresentou um convite aberto focado nos “começos formativos e educativos, tanto em escolas e universidades”, com a ideia de criar condições e espaços investigativos com os estudantes. 

Além disso, foi lançado o livro “Educação nas Ciências, Interfaces com a Educação Básica”, organizado pelo coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, e os professores César Augusto Danelli Junior e Fábio Roberto Pillatt. Colaboradores que atuam na Editora Unijuí também foram homenageados pelos 40 anos e, por fim, foi feito um Círculo de Memórias, com o tema “Professor Mario Osorio Marques – A Universidade, a Pesquisa e a Educação Popular na Unijuí”, que teve a participação do professor Walter Frantz.

“É uma alegria celebrar os 30 anos do PPGEC, os 40 anos da Editora e os 100 anos de memória de Mario Osorio Marques. Foram mais de 700 mestres e 100 doutores formados pelo Programa, o que deixa a sua marca na história da região ao impactar em muitas pessoas e oportunizar a entrada de pesquisadores para atuarem na melhora da educação brasileira”, comentou o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva. 

O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, destacou a importância de Mario Osorio Marques e o significado de ter atingido essas datas comemorativas. “Parabéns aos professores, mestrandos e doutores que fazem parte do PPGEC. Os números mostram a importância do processo de transformação social promovido e tenho certeza que Mario Osorio estaria muito orgulhoso neste momento”. 

O professor também salientou sobre a relevância da Editora Unijuí para a produção científica e os impactos positivos que ela trouxe ao longo dos anos. “São 23 coleções e mais de 450 títulos ativos. Fica o agradecimento a todos que trabalharam nestes 40 anos”, declarou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.