3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola debate a formação docente no Brasil e na Colômbia - Unijuí

A Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, deu início, nesta quarta-feira, 27 de agosto, ao 3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola. O evento segue até esta quinta-feira, 28 de agosto, com ampla programação. 

O encontro, que acontece de forma on-line, tem o tema “Debates entre ação e formação docente no panorama binacional Brasil-Colômbia” e tem o objetivo de promover reflexões críticas sobre os desafios comuns da formação docente inicial e continuada nos contextos socioeducativos dos dois países. Além disso, busca ampliar seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre o Brasil e a Colômbia. 

A atividade de abertura contou com um painel, com a temática “Panorama Binacional da docência: desafios, políticas e formação no Brasil e na Colômbia”, que foi conduzida pelos professores Fernando Jaime González, da Unijuí, e Olga Lucia Romero Castro, da Universidade de Tolima (Colômbia), com mediação do professor da UPN, Leonardo Fabio Martinez. 

O painel teve a proposta de apresentar um panorama atualizado das realidades socioeducativas do Brasil e da Colômbia, com ênfase no papel do professor, nos desafios enfrentados na atualidade, nas políticas educacionais em vigor e nas perspectivas comparadas sobre a formação docente e o exercício da profissão. O painel também abordou as possibilidades e os entraves que se colocam na interface entre Universidade e Escola, favorecendo uma análise crítica e colaborativa entre os dois contextos nacionais.

Representando a Unijuí no Encontro Binacional, a professora Marli Dallagnol Frison deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a programação dos dois dias de evento. “Este espaço, que hoje se consolida como um momento de diálogo e socialização de saberes, reafirma a relevância da investigação como eixo estruturante da formação humana, do ensino, do fortalecimento da escola e da aliança entre docentes. Também é uma forma de refletir o nosso compromisso com o desenvolvimento humano e social que une nossas instituições”, destacou. 

Além do painel de abertura, a programação desta quarta-feira conta com quatro mesas redondas dedicadas às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, será feito um encontro com participantes de diferentes áreas com o objetivo de dialogar sobre pontos de convergência e divergência entre os dois países. 

À tarde, a programação será finalizada com um novo encontro, que será um espaço de apresentação da sistematização, com a proposta de abrir um diálogo com os diversos atores interessados no fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões, em especial aquelas que emergem da relação entre a universidade e a escola. 

A partir das reflexões construídas coletivamente ao longo do 3º Encontro Binacional, serão identificadas as principais preocupações do corpo docente, visibilizar as apostas investigativas em curso e promover a construção de agendas colaborativas de trabalho. Tudo isso com vistas a projetar a quarta edição do evento, fortalecendo o caráter binacional e o compromisso compartilhado com a transformação educativa.

O 3º Encontro de Pesquisa na Interface Universidade-Escola é mais uma das ações previstas no convênio estabelecido entre a Unijui e a Universidade Pedagógica Nacional, de Bogotá/Colômbia. O convênio é coordenado pela professora da Unijuí, Marli Dallagnol Frison, e pelo professor da UPN, Alexander Cely.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.