
Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí deu início ao seminário “Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social”.
Com a participação do professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Manuel Alejandro Giovine, o seminário, que ocorre em formato híbrido, tem o objetivo de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas práticas sobre a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) e a Classificação Hierárquica Ascendente (CJA).
A ACM é um método que analisa a realidade social de forma relacional, criando um “espaço social” onde indivíduos são posicionados distintamente com base nos seus atributos, enquanto que a CJA complementa-a, agrupando indivíduos com características semelhantes em “classes no papel”. A proposta é ensinar aos acadêmicos e docentes a articularem estas técnicas com dados qualitativos para, através da triangulação, relacionar as posições sociais às tomadas de posição, alcançando um nível explicativo baseado na homologia entre estruturas e habitus.
“Agradeço a presença de todos. Tenho certeza que este trabalho vai ser de muito proveito, tanto para os estudantes quanto para os nossos professores”, destaca o professor Fernando Jaime González, que deu as boas-vindas aos participantes.
Coordenador do PPGEC, o professor Sidinei Pithan da Silva ressalta a importância do seminário promovido nesta semana. “O tema abordado é muito importante e nos honra muito receber o professor Manuel na nossa Universidade. Tenho certeza que o seminário será muito bem aproveitado por todos nós e que poderemos difundir o conhecimento e o trabalho realizado nesses dois dias”, comenta.
O professor Manuel relata que é uma grande honra estar na Unijuí e que espera que a jornada de trabalho seja muito bem proveitosa para todos os participantes. O seminário segue nesta tarde e durante todo o dia de amanhã, terça-feira, 2 de setembro.
.jpeg)


