
A professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz, participou da 8ª edição do congresso internacional Integrating Content and Language in Higher Education (ICLHE), realizado em Porto Alegre.
Em sua participação, ela apresentou o trabalho "Bridging multiculturalism and technology: an EMI experience in graduate education." Conforme a temática do evento, o estudo relatou a experiência pioneira de ofertar no PPGEC a disciplina “Education and Technology from a sociocultural perspective” inteiramente em inglês, com a participação de estudantes do Brasil, da Inglaterra e do Senegal. A iniciativa demonstrou como o Inglês como Meio de Instrução (EMI) pode ampliar repertórios acadêmicos, integrar tecnologias digitais e promover práticas pedagógicas inclusivas por meio do multilinguismo.
Durante o evento, a professora estabeleceu contatos com pesquisadores e instituições de diferentes países, fortalecendo parcerias acadêmicas e dialogando sobre política linguística, formação de professores e internacionalização no contexto da América Latina e do Sul Global.
“A experiência reforça o compromisso do PPGEC e da Unijuí com a política de internacionalização e com a atualização de sua Política Linguística Institucional, que valoriza o inglês como língua de circulação global, sem deixar de situar a diversidade linguística e cultural como elementos de equidade em perspectiva de "translanguaging”.”, destaca a docente.
Segundo Fabiana, o potencial transformador do EMI para enriquecer o currículo, criar pontes multiculturais e fortalecer a inserção global da universidade, também reafirma o papel do PPGEC como espaço estratégico de inovação acadêmica e internacionalização no campo da Educação.