
A professora Fabiana Diniz Kurtz, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Letras da Unijuí, teve seu projeto “Bridging Cultures with TPACK” aprovado no Programa Fulbright Specialist 2025–2026, uma das mais prestigiadas iniciativas internacionais de cooperação acadêmica do Governo dos Estados Unidos.
O projeto propõe atividades conjuntas entre a Unijuí e a Arizona State University (EUA), com foco em formação docente, inovação curricular e integração de tecnologias educacionais. A proposta foi elaborada e será coordenada pela professora Fabiana, que também realizará uma missão acadêmica na universidade norte-americana, prevista para 2026.
A aprovação evidencia o reconhecimento da importância das investigações voltadas à formação de professores e à inovação educacional com/sobre/por meio de tecnologias, temas que têm se destacado na produção acadêmica do Programa e em suas parcerias internacionais.
Segundo a professora Fabiana, “o projeto reforça o papel estratégico das universidades do interior no diálogo entre o local e o global, promovendo uma formação docente qualificada, inovadora e socialmente comprometida.
O Fulbright Specialist Program é promovido pelo Governo dos Estados Unidos e tem como objetivo aproximar instituições de ensino superior de diferentes países, promovendo o intercâmbio de professores e pesquisadores de curta duração para o desenvolvimento de projetos colaborativos.
O projeto prevê a vinda, à Unijuí, de um professor especialista da Arizona State University, referência internacional na área de tecnologia educacional e inovação docente, em 2026, para o desenvolvimento de oficinas, seminários e consultorias voltadas a professores e estudantes do PPGEC e de cursos de licenciatura, dentre outras atividades.
Com essa aprovação, a Unijuí reforça sua presença em redes globais de pesquisa e cooperação acadêmica, fortalecendo o diálogo entre universidades e consolidando seu compromisso com a formação docente e a inovação educacional.