Mestrado em Modelagem Matemática apresenta pesquisas em congresso internacional - Unijuí

Mestrado em Modelagem Matemática apresenta pesquisas em congresso internacional

 

Professor Antonio Carlos Valdiero participa do Congresso Internacional de Engenharia Mecânica em São Paulo

O professor do Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ), está participando do 22nd International Congress of Mechanical Engineering – Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM), que ocorre no período de 3 a 7 de novembro de 2013 em Ribeirão Preto/SP. Este evento científico tem como tema “Engenharia para a Inovação Tecnológica”, com a realização de um importante WorkShop que trata do tema “Oportunidades e Desafios Tecnológicos da Indústria Brasileira”, além da apresentação de trabalhos científicos e palestras.

O objetivo principal da participação do Prof. Valdiero foi a oportunidade de discutir e apresentar junto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros alguns resultados e desafios presentes no projeto de P&D de título “Desenvolvimento de solução mecanizada para a poda de árvores com incidência sobre componentes energizados de linhas e redes aéreas de distribuição de energia elétrica”. O projeto foi contratado via Associação IPD e executado pela UNIJUÍ, com apoio financeiro da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Energético regulado pela ANEEL (código ANEEL PD-0043-0311/2011).

A UNIJUÍ também esteve representada na reunião do comitê de Mecatrônica da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), ocorrida na noite do dia 4 de novembro.

A pesquisa realizada contou também com a realização de dissertações de mestrado em Modelagem Matemática das bolsistas CAPES Rozimerli Raquel Milbeier e Camila Valandro Zamberlan, cujos resultados permitiram a elaboração do artigo científico “Friction Dynamics Mathematical Modeling in Special Pneumatic Cylinder”, em co-autoria com os professores Luiz Antonio Rasia e Antonio Carlos Valdiero, apresentado na tarde do dia 5 de novembro, na sessão de “Hydraulics and Pneumatics”.

Também foi apresentado o trabalho de mestrado em Modelagem Matemática de Cícero José Matuella Moreira, sob o título de “Characteristic Parameters Identification of Mems Resonators Usign Gray Box Modeling”, em co-autoria com os pesquisadores Manuel Martín Pérez Reimbold, Marlon Vinícius Machado e Antonio Carlos Valdiero.

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem desenvolvido importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com o apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em máquinas e equipamentos agro-florestais, propiciando assim um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa em atividades de pesquisa e ensino para acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial e do mestrado em Modelagem Matemática.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.