Modelagem Matemática participou de evento nacional de Matemática Aplicada e Computacional - Unijuí

Evento foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, entre 8 e 12 de setembro.

O Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participou do XXXV CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Praia Mar, em Natal (RN), no período de 08 a 12 de setembro de 2014. Apresentaram trabalhos, alunos do curso, egressos e bolsista de iniciação científica que participa de grupo de pesquisa do Curso.

O evento é considerado o mais importante encontro em Matemática Aplicada e Computacional do País, no qual são discutidos trabalhos em andamento, são divulgados resultados de pesquisa, sendo também possível conhecer a produção científica em matemática e áreas afins das principais instituições nacionais.

Neste ano o evento teve cerca de 800 participantes, entre pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. No CNMAC foram apresentados Minicursos, Minissimpósios, Conferências, Sessões Técnicas de Comunicações, Sessões Especiais dedicadas à Iniciação Científica e ao Ensino, Exposições e Mesas Redondas. Durante o CNMAC, foi entregue o Prêmio Beatriz Neves para Iniciação Científica e o Prêmio de Pós-Graduação da SBMAC, nas categorias de mestrado e doutorado, que é denominado Prêmio Odelar Leite Linhares.

A UNIJUÍ apresentou os seguintes trabalhos:

- Modelagem Matemática da Cinemática de um Braço Robótico Acionado Pneumaticamente.

Claudio da Silva dos Santos, Sandra Edinara Baratto Viecelli, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia

- Modelagem Matemática da Análise da Dor no Procedimento de Ovariohisterectomia de Cadelas.

Marnei Dalires Zorzella, Ana Paula Brezolin, Scheila Cristiane Angnes Willers, Daniel Curvello de Mendonça Müller, José Antonio Gonzalez da Silva.

- As funções de interpretação biológica no acúmulo de biomassa e grãos de trigo no aproveitamento de nitrogênio sobre o resíduo de soja.

Ana Paula Brezolin, Juliane Sbaraine Pereira Costa, Darciane I. Kremer, Anderson Marolli, Rubia Mantai, José Antonio Gonzalez Silva.

- Equações no comportamento de trigos no sistema com resíduo de milho em condição de fracionamento de nitrogênio.

Ana Paula Brezolin, Juliane Sbaraine Pereira Costa, Rubia Mantai, Marcos Vinicios Romitti, Marnei Dalires Zorzella, José Antonio Gonzalez da Silva.

- Desenvolvimento de um Modelo Híbrido de Baterias.

Luana Fransozi, Airam Sausen, Paulo Sérgio Sausen.

- Modelagem Matemática Utilizando Processamento de Imagens Digitais em Diferentes Tratamentos de Lesões Cutâneas.

Janine da Rosa Albarello, Jéssika Schopf Pasini, Scheila Cristiane Angnes Willers, Marnei Dalires Zorzella, Daniel Curvello de Mendonça Müller.

- Simulação do Escoamento de Grãos de Soja em Um Secador com Fluxo Contínuo.

Saul Vione Winik, Oleg Khatchatourian, Rodolfo França de Lima, Vanessa Faoro, Manuel Osório Binelo.

- Efeito da temperatura e da precipitação pluviométrica sobre a Composição Química do Leite Cru.

Marinei Dolores Zorzella, Marnei Dalires Zorzella, Denise da Rosa Fraga, José Antonio Gonzalez da Silva, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes.