Pesquisador da UNIJUÍ integra Projeto de Pesquisa na Agência Espacial Brasileira - Unijuí

Projeto consiste na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para aplicação aeroespacial.

O professor pesquisador do Programa de Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ Dr. Luiz Antonio Rasia, integra uma equipe multidiscplinar em um Projeto de Pesquisa da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A equipe constituída, que no total possui sete pesquisadores e técnicos, aprovam o projeto para “Desenvolvimento de Tecnologia de Encapsulamento de Sensores MEMS Piezoresistivos voltados para Aplicações Aeroespacial”.

Com a liderança do Dr. Humber Furlan, da FATEC-SP e diretor da empresa Orion Indústria e Comércio de Sistemas Autômatos de Pressão Ltda, que já participou de bancas no Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, também é constituída pela Dra. Mariana Amorim Fraga, pesquisadora do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que já trabalhou na Unijuí no ano de 2013 e integra o Grupo de Pesquisa em Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica da Universidade, no Câmpus Panambi.

Parte da caracterização dos dispositivos sensores MEMS- Micro Electrical Mechanics Systems será realizado pelo Dr. Luiz Antonio Rasia e três alunos do Mestrado em Modelagem Matemática nos laboratórios de Automação Industrial do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias – Campus Panambi, que desenvolvem dissertações de mestrado com tópicos relacionados ao projeto aprovado.

De acordo com o professor Rasia, dispositivos sensores empregam novos materiais semicondutores e tecnologia microeletrônica, capazes de trabalharem em ambientes severos, onde a tecnologia tradicional, empregando silício, não responde. Os dispositivos foram todos concebidos a partir de pesquisas e parcerias realizadas nos últimos anos entre os membros da equipe nos laboratórios das universidades brasileiras parceiras.

Programa Uniespaço

Em 1997 a AEB criou o programa Uniespaço, com o objetivo de integrar o setor universitário com as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais, visando atender a demandas tecnológicas e desenvolver produtos e processos, análise e estudos e formar uma base sólida de pesquisa e desenvolvimento, composta por núcleos especializados capazes de executar projetos na área espacial.

Os objetivos do programa é estimular e ampliar a participação de universidades e outras instituições de pesquisa, promover projetos de pesquisa a partir de temas selecionados, gerar produtos, incluindo desenvolvimento de protótipos além de aprimorar núcleos de pesquisa e desenvolvimento para capacitá-los a executar projetos mais complexos

Saiba mais em www.uniespaco.aeb.gov.br.