Programa de Modelagem Matemática realiza recepção aos novos alunos - Unijuí

Programa de Modelagem Matemática realiza recepção aos novos alunos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado – realizou dia 9 de março a recepção aos novos alunos da turma 2015 do Curso de Mestrado, na Sala DT 311 do DCEEng.

A coordenadora do Programa, professora Airam Sausen, abordou inicialmente vários assuntos referentes à vida acadêmica de um aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu, destacando que o Programa tem obtido excelentes índices de encaminhamento dos seus egressos, tanto para continuidade dos estudos no Doutorado, quanto para suprir vagas de docentes em IES da região e do país.

Em seguida apresentou o novo Regimento do Programa, que foi reestruturado no ano de 2014, abordando sobre o funcionamento, a estrutura, o corpo decente, as linhas de pesquisa, e os grupos de pesquisa que compõem o mesmo. O Curso de Mestrado em Modelagem Matemática, a partir de 2015 em conjunto com o novo curso de Doutorado, passará a ter oferta semestral, contará com duas linhas de pesquisa Linha 1: Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas, e Linha 2: Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas,  continuará com a oferta de 25 vagas anuais e está estruturado em 32 créditos, sendo 16 créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 10 créditos em disciplinas de Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, Seminário de Dissertação e Trabalho de Dissertação; 6 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem a 3 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis para o Programa.

Após a explanação da coordenadora, cada docente permanente do Programa apresentou, de forma resumida, seus projetos de pesquisa e os principais tópicos de pesquisa a serem desenvolvidos no ano de 2015. Após foi realizada uma confraternização na sala DT 310 entre os professores do Programa, e os alunos da turma de Metrado 2015 e 2014.

Seleção para o Doutorado

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Doutorado. As inscrições abriram no último dia 17 de março e seguem até o dia 19 de abril, no Portal e na Secretaria do Programa. Este é o primeiro processo seletivo para o Doutorado, recentemente implantado. As linhas de pesquisa do programa são Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas e Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. O público-alvo contempla mestres em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.