Doutorado em Modelagem Matemática com inscrições abertas - Unijuí

Doutorado em Modelagem Matemática com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Doutorado.

As inscrições iniciaram no último dia 17 de março e seguem até o dia 19 de abril, no Portal e na Secretaria do Programa.

Este é o primeiro processo seletivo para o Doutorado, recentemente implantado. As linhas de pesquisa do programa são Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas e Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. O público-alvo contempla mestres em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.

O Doutorado em Modelagem Matemática foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2014. O Curso prevê a oferta de 10 vagas anuais e está estruturado em 48 créditos, sendo 16 Créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 24 créditos em Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, II e III, Seminário de Tese, Exame de Qualificação e Trabalho de Tese; 8 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem 4 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis no Programa.

Segundo a coordenadora, professora Dra. Airam Sausen, o Doutorado em Modelagem Matemática, implantado neste primeiro semestre de 2015, terá um impacto positivo inegável para a região Sul do país, e consequentemente para a região Noroeste do RS, na qual a UNIJUÍ está inserida, uma vez que abre uma nova possibilidade de formação de recursos humanos a nível de Doutorado nesta área, onde há um crescente aumento de IES nos últimos anos, o que demanda mão de obra qualificada para o ensino superior. Ao mesmo tempo, qualificará ainda mais o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, que completou 20 anos em agosto de 2014, e expandirá a capacidade de desenvolvimento de pesquisa e de tecnologia na referida área, aproveitando de maneira mais efetiva o potencial dos recursos humanos e materiais pré-existentes.

Informações adicionais sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica e na Secretaria do Programa, localizada no 2º andar do Prédio do DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, ou pelos telefones (55) 3332-0205 ou (55) 3332-0259.