Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática realizará aula inaugural na terça-feira - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ promove na próxima terça-feira, 11 de agosto, a aula inaugural de implantação do curso de Doutorado.

A programação será desenvolvida no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), das 8h30min às 11h30min, e terá como tema “Otimização Multiobjetivo Evolucionária” que será ministrada pelo Prof. Dr. Vitor Manuel Bastos Fernandes, do Instituto Politécnico de Leiria/Portugal.

O Professor Dr. Vitor Manuel Bastos Fernandes graduou-se na Universidade do Minho - Portugal em sistemas de informação em 1995, é pós-graduado em sistemas distribuídos e computação móvel respectivamente em 1997 e 2005. Em 2006 obteve o seu doutoramento sobre protocolos de transporte de multimídia na Universidade do Minho - Portugal, onde foi professor de sistemas distribuídos e sistemas de informação de planejamento e desenvolvimento.

A partir de 2005 ele foi lecionar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, e atuou também como professor assistente na mesma Universidade em 2007 e 2008, sendo responsável pelos cursos de redes de computadores, programação de sistemas de informação e integração de sistemas. Em 2008 ingressou no Instituto Politécnico de Leiria – Portugal - como professor assistente no Departamento de Engenharia Informática, onde ministra as disciplinas de engenharia de software, integração de sistemas de informação e redes cognitivas. Atualmente é professor coordenador no Instituto Politécnico de Leiria, tem estado envolvido em projetos de pesquisa nacionais e internacionais, publicou diversos artigos científicos em conferências e periódicos em suas áreas de interesse de pesquisa: redes de computadores, integração de sistemas de informação, web semântica e otimização.