Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática realiza aula inaugural - Unijuí

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática realiza aula inaugural

Foi realizada na manhã de terça-feira, 11 de agosto, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, assinalando o início das atividades do doutorado.

A programação foi desenvolvida no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e teve como tema “Otimização Multiobjetivo Evolucionária”, desenvolvido pelo professor Dr. Vitor Manuel Bastos Fernandes, do Instituto Politécnico de Leiria/Portugal.

Na abertura do evento, a coordenadora do Programa, professora doutora Airam Sausen, destacou a trajetória do mesmo, desde o início das atividades, em agosto de 1994, com o nome “Programa de Pós-Graduação em Matemática”, em nível de Mestrado, a partir de um Convênio realizado entre a UNIJUÍ e o Instituto Técnico do Kazan/Rússia, que viabilizou a vinda de quatro professores doutores russos. Destaca-se, na trajetória do programa, a primeira avaliação pela Capes, em 1998, quando recebeu conceito 3. A partir do resultado desta avaliação e dado o caráter interdisciplinar do curso, o mesmo foi transferido para a área Multidisciplinar e o Programa passou a se chamar, em setembro de 1999, de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática.

A coordenadora destacou o crescimento do programa, com a contratação de novos professores e novas propostas curriculares. Em 2006 o Programa recebeu, pela primeira vez, o conceito 4 na avaliação da CAPES, referente ao triênio 2004-2006. “A partir do ano de 2007 observa-se que o programa consolidou-se como articulador de diversos Projetos de Pesquisa ligados à Modelagem Matemática”, destaca Airam, acrescentando que o conceito 4 foi mantido nas demais avaliações pelas quais o programa passou. A implantação do doutorado foi aprovada em dezembro do ano passado, pela Capes. “Esta aprovação veio consolidar o Programa, que completou 20 anos em agosto de 2014, e o empenho de um grupo de pesquisadores que trabalhou com espírito de equipe e união para a aprovação deste Projeto”.

Airam Sausen destacou, ainda, que a criação do curso de Doutorado em Modelagem Matemática terá um impacto positivo inegável para a região Sul do país e, consequentemente, para o Estado e para a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na qual a UNIJUÍ está inserida, “uma vez que abre uma nova possibilidade de formação de recursos humanos em nível de Doutorado nesta área, onde há um crescente aumento de IES nos últimos anos, o que demanda mão de obra qualificada para o ensino superior. Ao mesmo tempo, expandirá a capacidade de desenvolvimento das ciências e da tecnologia nesta área do conhecimento, aproveitando de maneira mais efetiva o potencial dos recursos humanos e materiais já existentes em nossa região”.