Modelagem Matemática apresenta resultados de pesquisas em congresso internacional - Unijuí

Modelagem Matemática apresenta resultados de pesquisas em congresso internacional

 
 

Professores do Mestrado/Doutorado em Modelagem Matemática participaram do 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEM, no Rio de Janeiro/RJ. 

Os professores do Mestrado/Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ) e Manuel Martin Pérez Reimbold (DCEEng/UNIJUÍ), participaram do 23º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEM (23nd International Congress of Mechanical Engineering), realizado no período de 6 a 11 de dezembro no Rio de Janeiro/RJ. O evento científico teve como tema “Ciência e Tecnologia num mundo em mudança”.

O objetivo principal da participação do professor Valdiero foi a oportunidade de discutir e apresentar junto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros alguns resultados e desafios presentes no projeto de pesquisa e desenvolvimento de título “Desenvolvimento de Tecnologias Criativas para Conforto Térmico e Acústico”, contratado via edital da Fapergs, por meio do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras – PICMEL. O domínio do problema abordado envolve os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ - Câmpus Panambi (executora), os estudantes de Ensino Público de Panambi/RS da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire e da Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta e outros estudantes de escolas técnicas e de ensino médio. Como resultados, prevê-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que desperte o interesse de acadêmicos pelas áreas das Ciências Exatas e Engenharias.

A UNIJUÍ também esteve representada na reunião do comitê de Mecatrônica da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), ocorrida na noite do dia 8 de dezembro.

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem desenvolvido importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em máquinas e equipamentos, propiciando assim um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa em atividades de pesquisa e ensino para acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial e do mestrado e doutorado em Modelagem Matemática.

Trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) apresentados:

Título: MODELING AND EXPERIMENTAL IDENTIFICATION OF FRICTION NONLINEARITY IN A BALL SCREW MECHANICAL TRANSMISSION TYPE IN A GANTRY ROBOT

Trabalho oral

Autores: Angelo Fernando Fiori; Leonardo Maraschin Bortolon; Rozimerli Raquel Milbeier Richter; Antonio Carlos Valdiero; Luiz Antonio Rasia

Área: Mechatronics and Automation

Apoio: CAPES/FAPERGS, processo 01628-2551/14-6, Edital 3/2014: PICMEL; CNPq, UNIJUÍ

 

Título: MATHEMATICAL MODELING AND EXPERIMENTAL IDENTIFICATION OF BACKLASH NONLINEARITY IN PROTOTYPE OF A ROBOT GANTRY WITH ELECTRIC DRIVE AND BALL SCREW TRANSMISSION

Autores: Angelo Fernando Fiori; Ismael Barbieri Garlet; Odmartan Ribas Maciel; Andrei Fiegenbaum; Antonio Carlos Valdiero; Luiz Antonio Rasia

Área: Mechatronics and Automation

Apoio: CAPES, FAPERGS, CNPq, UNIJUÍ

 

Título: NONPARAMETRIC MATHEMATICAL MODELING OF BEAMS SPOILED FROM ELASTIC MASSES MEMS OF THE DOBLE BRIDGE TYPE

Autores: MARCELO TRESSENO; AIRAM SAUSEN; MANUEL MARTIN PÉREZ REIMBOLD; FLAVIO KIECKOW; Augusto Ost

Área: Nano and Microfluidic and Micro-Systems

Apoio: UNIJUÍ


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.