Modelagem Matemática realizou Seminário de Apresentação dos Projetos de Pesquisas - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ promoveu o I Seminário de Modelagem Matemática, para os alunos do Curso de Mestrado e Doutorado das turmas 2016.

A programação foi desenvolvida no Auditório do DCEEng, no Campus Ijuí, no dia 26 de abril, e teve como tema “Apresentação dos Projetos de Pesquisas Desenvolvidos no PPGMM”. O Programa é composto por docentes que fazem parte de cinco Grupos de Pesquisa da Unijuí: o Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), o Grupo de Computação Aplicada (GCA), o Grupo de Pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional (GPMAC), o Grupo Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica (GPSMMR), o Grupo Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária (GSTPA).      Durante o evento os líderes de pesquisa destes Grupos apresentaram aos mestrandos e aos doutorandos os temas de pesquisas que são desenvolvidos em conjunto por docentes, alunos do PPGMM, e bolsistas de iniciação científica. Destaca-se que o Programa possui uma grande inserção regional, pois as pesquisas realizadas são desenvolvidas para solucionar problemas que afetam e estão ligados, diretamente, ao desenvolvimento da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Os temas de pesquisa trabalhados nos Grupos são aplicados diretamente nos problemas regionais, tanto da agroindústria quanto no setor tecnológico, pode-se citar alguns exemplos, tais como, pesquisas vinculadas ao armazenamento, secagem e aeração de grãos; a produção de leite; a qualidade das pastagens e busca de avanços científicos e tecnológicos para a agricultura; melhoramento genético de cultivares, como a aveia branca, trigo e canola; a modelagem matemática de fenômenos vinculados à saúde animal e seus tratamentos; os sistemas mecânicos, mecatrônica e robótica associados a agricultura familiar; a detecção da área de coberta de sinais em redes sem fio por meio de modelos matemáticos e metaheurísticas; a modelagem matemática  para predição do tempo de vida de baterias que alimentam dispositivos móveis; modelagem matemática de MEMS; modelagem matemática de dispositivos sensores piezoresistivos; entre outros.

Os Grupos de Pesquisa que atuam no Programa também participam de estudos em temas de relevância científica nacional, tais como: estudo de novos materiais para a engenharia mecânica, nanotecnologia, produção de biocombustíveis, entre outros.