O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ realizou a defesa da dissertação “Modelagem Matemática de um Protótipo de Atuador Pneumático de Cabo Autoguiado”, do mestrando Paulo Marcos Flores, orientado pelo professor Dr. Antonio Carlos Valdiero e co-orientado pelo professor Dr. Luiz Antônio Rasia. A banca foi formada também pelos professores doutores Fernanda da Cunha Pereira (UNIJUÍ) e Eduardo André Perondi (UFRGS). A defesa foi realizada no dia 11 de maio, no Campus Panambi.
A dissertação tratou sobre a modelagem matemática e a identificação experimental das características não lineares em um protótipo de atuador pneumático do tipo cabo autoguiado, assim como a simulação computacional e a validação experimental do modelo proposto. Prevê-se a aplicação deste servoposicionador pneumático de baixo custo numa estufa agrícola robotizada que está em fase de projeto e construção no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS), na UNIJUÍ Campus Panambi.
O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tem desenvolvido importantes projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em máquinas e equipamentos, propiciando assim um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa em atividades de pesquisa e ensino para acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial e do mestrado e doutorado em Modelagem Matemática.
