Integrantes do Programa em Modelagem Matemática participaram de evento nacional de Matemática Aplicada e Computacional - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participou da 38ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC, realizado no período de 17 a 21 de setembro de 2018, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, em Campinas/SP.

Neste ano a SBMAC comemorou 40 anos, celebrou a data durante o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2018).

O evento é considerado o mais importante encontro em Matemática Aplicada e Computacional do País, no qual são discutidos trabalhos em andamento, são divulgados resultados de pesquisa, sendo também possível conhecer a produção científica em matemática e áreas afins das principais instituições nacionais.

O evento contou com expressiva participação de pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. No CNMAC foram apresentados Minicursos, Minissimpósios, Conferências, Sessões Técnicas de Comunicações, Sessões Especiais dedicadas à Iniciação Científica e ao Ensino, Exposições e Mesas Redondas.

Os alunos da Unijuí apresentaram os seguintes trabalhos:

1. Modelagem Matemática para a Simulação Computacional de uma Solução de Integração no Contexto da Administração Pública de Ijuí-RS.

Alexsandro Queiroz Lencina, Fabricia Roos Frantz, Rafael Zancan Frantz, Sandro Sawicki.

2. Obtenção experimental dos coeficientes de empuxo e torque para modelagem matemática de quadrirrotores.

Graciela E. B. Bertoldo, Elisiane P. Paixão, Ivan P. Canal, Manuel M. P. Reimbold.

3. Aplicação de Modelos de Regressão e de Adaptabilidade e Estabilidade na Identificação de Cultivares de Aveia Branca com Maior Resistência Genética a Doenças Foliares.

Odenis Alessi, Eldair Fabricio Dornelles, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Adriana Roselia Kraisig, Luana Henrichsen, Anderson Marolli, Vanessa Pansera, José Antonio Gonzalez da Silva.

4. Regressão por Superfície de Resposta pelo Uso Combinado de Nitrogênio e Hidrogel no Sistema Milho/Aveia.

Adriana Roselia Kraisig, Osmar Bruneslau Scremin, Rubia D. Mantai, Anderson Marolli, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Ana Paula Brezolin, Odenis Alessi, José Antonio Gonzalez da Silva.

5. Definição do ângulo de repouso da soja a partir do Método dos Elementos Discretos.

Maiara Mentges, Aline Tampke Dombrowski, Manuel Osório Binelo.

6. Estudos referente ao escoamento de grãos em secador de fluxo misto através do Método dos Elementos Discretos.

Maiara Mentges, Ricardo Klein Lorenzoni, Manuel Osório Binelo.

7. Verificação do ângulo de atrito da soja a partir do Método de Elementos Discretos.

Aline Tampke Dombrowski, Maiara Mentges, Manuel Osório Binelo.

8. Modelagem Matemática da Relação Cinemática do Acionamento Pneumático de uma Bancada Robotizada para Reabilitação Física.

Roberta Goergen,Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch,Antonio Carlos Valdiero,Luiz Antonio Rasia, Maurício Oberdörfer, Jocarly Patrocínio de Souza.

9. Modelagem Matemática de um Robô Gantry para Aplicações Agrícolas em Estufas.

Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Roberta Goergen, Paulo Flores, Felipe Oliveira Bueno, Luiz Antonio Rasia, Antonio Carlos Valdiero.