Tese defendida no doutorado discute a qualidade industrial e nutricional da aveia - Unijuí

Na última sexta-feira, dia 10 de maio, no Auditório do DCEEng, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Rubia Diana Mantai defendeu a Tese de Doutorado: Modelagem Matemática das relações biológicas e ambientais do uso do nitrogênio à produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia”.

Participaram da banca os Professores:Dr. José Antonio Gonzalez da Silva (Orientador/DEAg/UNIJUÍ), Dr. Manuel Osório Binelo (DCEEng/UNIJUÍ), Dr. Luiz Antônio Rasia (DCEEng/UNIJUÍ), Dra. Neusa Maria John Scheid (URI) e Dr. João Fernando Zamberlan (UNICRUZ).

Saiba mais sobre a Tese:

A produção de aveia branca na região Noroeste do estado do RS tem aumentado significativamente, sendo o N-fertilizante o elemento químico essencial para obtenção de alta produtividade, no entanto, evidencia grande complexidade de ação, elevando os custos de produção e gerando contaminação ambiental.

A Tese tem como objetivo desenvolver e aplicar modelos matemáticos que promovam compreender a dinâmica e a eficiência de uso de N-fertilizante sobre a produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia promovendo simulação e otimização que abrangem as relações biológicas e ambientais atuantes nos sistemas de cultivo.

Os resultados possibilitaram a otimização de uso do nutriente, indicando uma dose de adubação nitrogenada economicamente satisfatória e de menor impacto ambiental, com elevada produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia exigidos pelo agricultor, indústria e consumidor.

Além disso, possibilitam o planejamento de práticas agrícolas e agropecuárias, gerando informações de prognósticos e acompanhamento de produções de aveia eficientes com maior qualidade à alimentação humana.

Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ alocado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) envolvendo a participação do Departamento de Estudos Agrários(DEAg), assim como a colaboração de uma grande equipe de apoio, bolsistas, professores e funcionários, validando uma pesquisa de grande dimensão de informações e resultados com mais de 6 anos de bioexperimentação.