Fala do Coordenador - Unijuí

Fala do Coordenador

"O Mestrado em Modelagem Matemática é interdisciplinar, tendo como característica a transversalidade. Atua em várias áreas, como engenharias, computação, física, utilizando dos conceitos da matemática para a resolução dos problemas do cotidiano. Assim, o pesquisador vê a aplicabilidade da matemática em qualquer área.

Outro ponto forte do programa é no que se refere a pesquisadores produtividade do CNPq. Do nosso quadro de docentes, três professores possuem bolsas de produtividade em pesquisa (que é medida pela produtividade de artigos científicos do pesquisador). Este é considerado um bom número, devido o alto grau de exigência da Capes.

Devemos destacar ainda a avaliação positiva dos egressos, devido a ascensão profissional oportunizada a partir do programa. Uma parte significativa destes egressos está atuando em diversas IES da região e de outros estados, ou mesmo realizando seu doutoramento. Além disso, o Programa tem boa receptividade pela comunidade regional, que se reflete tanto na procura de candidatos pelo curso, como também pela quantidade de dissertações voltadas ao estudo de aspectos da realidade local.

É importante lembrar que o programa possui uma série de bolsas de estudo, seja de órgãos de fomento, como CNPQ e CAPES, ou bolsas ofertadas pela própria UNIJUÍ (a Universidade disponibiliza três bolsas integrais e sete parciais). Todas essas bolsas são distribuídas conforme classificação do curso de nivelamento.

O curso de nivelamento tem por objetivo proporcionar aos alunos o embasamento mínimo necessário para o desenvolvimento dos componentes curriculares do mestrado. O curso é obrigatório para todos os candidatos ao programa. São 110 horas e três disciplinas, sendo que o desempenho do candidato será avaliado a partir das provas de cada um dos componentes do nivelamento e será utilizado na composição da Nota Final do candidato".

Paulo Sérgio Sausen, coordenador do Programa de Mestrado em Modelagem Matemática