Diversidade de áreas e aplicações: saiba mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática - Unijuí

A modelagem matemática é uma área cientifica que usa a Matemática e a Computação Científica para a elaboração de modelos matemáticos, buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) - Mestrado e Doutorado - tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

A pesquisadora Débora Bottega, mestranda em Modelagem Matemática, explica o motivo pelo qual escolheu o Programa: “Durante a graduação tive interesse pela academia, então eu escolhi o mestrado em modelagem matemática porque ele se aplica exatamente na minha área de formação”, justificou.

A modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM, tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros.

O programa está voltado para os profissionais com diploma de curso superior em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Computação e/ou áreas afins com a Matemática. As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática seguem abertas até o dia 17 de novembro. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 06/2019, disponível na página do Programa.