Internacionalização: doutoranda da Unijuí vai receber dupla titulação - Unijuí

Internacionalização: doutoranda da Unijuí vai receber dupla titulação

A Unijuí possui um processo intenso e contínuo de internacionalização. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em suas ofertas de Mestrado e Doutorado, são um dos principais agentes deste processo, estabelecendo ampla relação com instituições de diversas partes do mundo.

A doutoranda Daniela Lopes Freire, vai receber dupla titulação acadêmica: pela Unijuí, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (DCEEng) e pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), de Portugal. O exame de qualificação para a banca ocorreu na tarde de 17 de dezembro, terça-feira, na Sala de videoconferência da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, e foi composta por oito professores, sendo 1 professora da Universidade Federal de Santa Maria, 3 professores da UNIJUI, 1 professora da De Montfort University (Reino Unido), 1 pesquisador da University of Cambridge (Reino Unido) e 2 professores do ISCTE (Portugal), para atender os critérios de ambas as instituições. “A dupla titulação pela UNIJUÍ e o Instituto Universitário de Lisboa é uma oportunidade maravilhosa e um grande passo na minha carreira acadêmica”, salientou Daniela. A doutoranda integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí e desenvolve aqui sua pesquisa sob orientação do professor Rafael Zancan Frantz. Em Portugal foi orientada pelo professor Vitor Manuel Basto Fernandes, que já esteve alguma vezes realizando missões de pesquisa junto ao PPGMM da UNIJUÍ.

Daniela também lembrou o percurso até chegar a este momento em sua carreira: “em Portugal eu tive o desafio de cursar disciplinas e apresentar seminários convivendo com colegas e professores dentro de uma cultura acadêmica diferente da brasileira. Lá os indicadores para as publicações são diferentes e a forma de avaliação leva mais em conta o perfil investigativo do que propriamente os resultados obtidos. Na banca da qualificação da pesquisa havia oito professores, quatro brasileiros, dois portugueses e dois do Reino Unido. Três idiomas foram falados: português, inglês e espanhol. A visão e a abordagem desses professores enriqueceram bastante a discussão e resultará em uma grande contribuição para a minha pesquisa”, complementou.

A pesquisa da Daniela centra-se na melhoria e proposição de um motor de execução mais eficiente para executar processos de integração em plataformas de integração de aplicações empresariais. Essa pesquisa forma parte de um projeto financiado pela FAPERGS no edital Pesquisador Gaúcho que vem sendo desenvolvido no grupo GCA com a colaboração de pesquisadores internos e externos. Alguns dos resultados parciais da pesquisa podem ser consultados no site do grupo, em: www.gca.unijui.edu.br.