PPG em Modelagem Matemática e Computacional teve nova palestra com pesquisador da Colômbia - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí realizou na última semana mais um encontro do Ciclo de Palestras, iniciado ainda no mês de setembro. O debate, transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube,  contou com a presença do professor José Joaquín Bocanegra García da Universidad de los Andes (Colômbia), que ministrou a palestra "Architectural Issues Detection and Visualization in the Continuous Integration Pipeline".

“Novos códigos em projetos podem introduzir violações que desviam a implementação do código da arquitetura pretendida. Este processo é conhecido como erosão da arquitetura. A palestra abordou esse tema e apresentou a pesquisa desenvolvida pelo pesquisador na Universidad de los Andes para recuperar a arquitetura implementada e detectar violações ao compará-la com a arquitetura pretendida”, explicou o professor e mediador do evento, Rafael Zancan Frantz.

Conforme completou Frantz, a abordagem está baseada em técnicas de engenharia dirigida por modelos (MDE). Uma vez que os modelos servem para representar o código, padrões de linguagem baseados em modelos ajudam a automatizar a busca por ocorrências de violação e executar ações correspondentes - como, por exemplo, criação / atribuição de problemas.

O convidado, José Joaquín Bocanegra García, colabora com o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e já esteve visitando presencialmente o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí em 2017, quando também ministrou seminários aos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado e do curso de graduação em Ciências da Computação.

O Ciclo de Palestras, segundo o coordenador do PPG, professor Sandro Sawicki, é contínuo e seguirá em 2022.