Doutoranda qualifica tese no PPG em Modelagem Matemática e Computacional - Unijuí

Doutoranda qualifica tese no PPG em Modelagem Matemática e Computacional

Na última semana, no dia 22 de junho, ocorreu o exame de qualificação da tese de doutorado da acadêmica Andressa Tais Diefenthäler no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. A pesquisa, denominada “Proposição de uma metodologia baseada em redes neurais para a detecção de faltas de alta impedância de um Sistema Distribuído de Energia Elétrica”, foi aprovada pela Comissão Examinadora para fins de prosseguimento.

Qualificaram o projeto os professores doutores Airam Teresa Zago Romcy Sausen, Mauricio de Campos, Paulo Sérgio Sausen e João Manoel Lenz Vianna da Silva, da Unijuí. A Comissão também foi composta pelo professor doutor Alexandre Cunha de Oliveira da (UFCG) e pelo professor doutor Paulo Ricardo da Silva Pereira (Unisinos).

De acordo com a doutoranda, a temática foi escolhida devido à crescente preocupação com os riscos associados a faltas de alta impedância, como ocorrência de incêndios, choques elétricos e até mesmo óbitos. “Visto que é um tipo de falta não detectada pelos sistemas convencionais de proteção da rede elétrica, o objetivo é desenvolver uma metodologia que possibilite às concessionárias a detecção rápida e precisa desse tipo de falta, para que possam agir o mais rápido possível”, salienta.

A etapa de qualificação de uma tese tem o intuito de avaliar a maturidade e os conhecimentos científicos do doutorando. Dessa forma, garante que o acadêmico esteja focado no desenvolvimento de sua tese e que esta pesquisa renda excelentes resultados. A partir de agora, Andressa vai iniciar a produção da tese de doutorado em seu formato final, com a previsão de defesa em março de 2023. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.