Seminário de Formação Científica e Tecnológica recebe inscrições até o domingo, dia 4 de setembro - Unijuí

No dia 14 de setembro, quarta-feira, será realizada a 8ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT), junto ao Centro de Eventos da Unijuí, a partir de uma promoção do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA). O evento deixou de ser realizado nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19.

Com inscrições abertas até este domingo, dia 4 de setembro, por este link, o seminário tem o objetivo de criar um espaço local de debate, que possa contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos membros do grupo, especialmente por estudantes da graduação e da pós-graduação. As inscrições são gratuitas e dão direito a um atestado de 5h.

A programação terá início às 14h, com fala do coordenador do Grupo de Pesquisa, professor Rafael Frantz. Na sequência, acontecerá a palestra “Jabuti: A DSL for Writing Smart Contracts in Application Integration”, com o doutorando em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Eldair Fabricio Dornelles. Também doutorando do Programa, Matheus Henrique Rehbein participará a partir das 14h50, falando sobre o “Modelo Computacional para recomendação de potenciais orientadores em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: um estudo de caso dirigido ao Comung”.

Após o intervalo, as palestras seguem com o doutorando do PPGMMC, Luis Adolfo Patiño Hernández, sobre a “Previsão de evasão universitária a partir de análise de dados educacionais”. Às 16h, o doutorando do programa, Fernando Parahyba, vai abordar o tema “Verifying Jabuti Smart Contracts for Application Integration”. Fechando a tarde, a temática “Evaluation of the Application of the Blockchain Technology as an Infrastructure for Recording Research Protocols on Living Animals Experiments” vai ser abordada pelo mestrado do programa, Eduardo Oliveira.

A abertura oficial ocorrerá às 19h30, com a presença do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, e na sequência haverá a palestra final, “Towards Redecentralisation: decentralised technologies, research directions and challenges”, com o doutor Carlos Molina-Jiménez, da Universidade de Cambridge - Reino Unido. A programação da noite será transmitida para o campus Santa Rosa. Para mais informações, acesse este link