UNIJUÍ promove I Congresso Nacional “Ciências Criminais e Direitos Humanos” - Unijuí

UNIJUÍ promove I Congresso Nacional “Ciências Criminais e Direitos Humanos”

Está em desenvolvimento na UNIJUÍ – Câmpus Ijuí nesta terça e quarta-feira o I Congresso Nacional “Ciências Criminais e Direitos Humanos”, promovido pelo Curso de Direito e pelo Mestrado em Direitos Humanos.

A abertura ocorreu na tarde de terça-feira, com a conferência Política Criminal Atuarial: a Criminologia do Fim da História, com o professor da Universidade de São Paulo Maurício Stegemann Dieter.

Segundo o professor Maiquel Wermuth, do Departamento de Ciências Jurídicas da UNIJUÍ, a iniciativa de realização do Congresso se dá em parceria com o Canal Ciências Criminais, que é um portal jurídico na área do Direito Penal. O objetivo é de promover a discussão sobre quatro temáticas da área das Ciências Criminais, que são o Direito Penal, Direito Processual Penal, Política Criminal e Criminologia. “Procuramos contemplar uma palestra de cada área, sempre com enfoque na proteção incondicional dos Direitos Humanos, que é o foco do Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ”.

Esta primeira edição teve um bom número de inscritos, dentre acadêmicos da graduação, mestrandos e profissionais do Direito, e por esta razão, a ideia é que o Congresso seja realizado anualmente, sempre promovendo o debate sobre temáticas relevantes nesta área.

Na terça-feira à noite, foram debatidos os temas Direito Penal: afinal, para que serve?; Mídia e Construção Social da Criminalidade; e Os Influxos Autoritários no Sistema Penal Brasileiro e seus Reflexos. No turno da tarde também estão acontecendo apresentações de trabalhos. Confira a programação para esta quarta-feira.