“Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres” é tema de palestra na Unijuí - Unijuí

Doutora em História Ana Maria Colling foi palestrante na noite de quinta-feira, em programação organizada por diversas entidades de Ijuí.

O tema “Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres” foi abordado na noite de quinta-feira, 10, no Salão Azul da Biblioteca Universitária, pela professora Dra. Ana Maria Colling, Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS)/Capes na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) onde atua no Programa de Pós-Graduação em História.

A docente atua também como pesquisadora da área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e História das Mulheres e do Gênero, principalmente nos seguintes temas: feminismo, relações de gênero, ditadura militar, memória, Foucault, relações poder/saber, currículo, formação de professores e prática educativa e estudos culturais. Ana Maria abordou diversos temas relacionados ao universo feminino e suas lutas para ganhar espaço na sociedade.

Na oportunidade, Ana Colling realizou o lançamento do seu livro “Dicionário Crítico de Gênero”, com uma sessão de autógrafos. As publicações da autora versam sobre mulheres e ditadura militar no Brasil, a construção histórica do feminino e masculino, relações de poder e gênero na história.

O evento integrou programação especial do Dia Internacional da Mulher, e foi organizado de forma conjunta pelo Museu Antropológico Doutor Pestana juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ, SINTEEP Noroeste, SINPRO Noroeste, Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria da Mulher de Ijuí.

O evento também fez parte da programação especial do Dia Internacional da Mulher, organizado de forma conjunta pelo Museu Antropológico Doutor Pestana juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito, Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, SINTEEP Noroeste, SINPRO Noroeste, Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria da Mulher de Ijuí.

Confira entrevista com palestrante no programa Rizoma da Rádio Unijuí FM: